domingo, 24 de junho de 2012

NAAMÃ SE RENDE AO DEUS DE ISRAEL



No capítulo 5 do Segundo Livro de Reis, a Bíblia nos conta a respeito de NAAMÃ, um homem de guerra, Chefe do Exército do rei da Síria, à época, a maior potência mundial, todavia, era leproso.
A lepra, muitas vezes, simboliza o castigo de Deus em decorrência do pecado. Lembre-se em Números 12 onde Miriã ficou leprosa em decorrência da rebelião que ela e Arão fizeram contra a autoridade de Moisés.

“E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este varão homem valoroso, porém leproso”. (II Reis 5: 1)

Naamã invadiu Israel e, dentre os cativos, havia uma menina que trabalhava para a sua mulher.  Ela tinha todos os motivos do mundo para odiar a Naamã. Mas, movida de compaixão pelo sofrimento de sua ama, por causa da doença do seu marido, sugeriu que Naamã fosse ter com o profeta Eliseu, em Israel, em busca de cura para a sua lepra.

"E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra" (2Rs 5:3).

Então Naamã foi até o rei da Síria, seu senhor e disse-lhe da sua intenção de ir buscar cura em Israel. 


 "Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: POR QUE RASGASTE AS TUAS VESTES ? DEIXA-O VIR A MIM, E SABERÁ QUE HÁ PROFETA EM ISRAEL.



Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso".

Naamã esperava todo um ritual em torno de si, o que não aconteceu. Eliseu curou-o remotamente.

Naamã mostrou-se renitente diante da ideia mas acabou persuadido pelos seus soldados a atender à ordem do profeta Eliseu (2Rs 5: 12-15):



Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.



Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; E A SUA CARNE TORNOU-SE COMO A CARNE DE UM MENINO, e ficou purificado.

Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: EIS QUE AGORA SEI QUE EM TODA A TERRA NÃO HÁ DEUS SENÃO EM ISRAEL; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

Ter fé, significa ver o invisível e acreditar no impossível.









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial