sábado, 11 de dezembro de 2010

É NATAL


Filho de Deus
O Messias
Emanuel (Deus conosco)
O Servo Sofredor
Amigo dos pecadores
Mestre dos Mestres
Rei da Glória
Senhor dos Senhores
Sol da Justiça
O Pão  da Vida
A Luz do Mundo
O Pão Vivo que desceu do Céu
Ele é chamado o caminho -a verdade-a vida
Ele é a razão da nossa Esperança

Dentre tantos títulos e tantos nomes atribuídos a JESUS, destaco um em especial: o Cordeiro de Deus.

Em Gn 22:8, Abraão estava  prestes a oferecer o seu filho Isaac em holocausto, quando Deus providenciou um cordeiro para morrer em seu lugar.

I  - JESUS É O CORDEIRO SUBSTITUTO

Profeticamente, Jesus é o cordeiro substituto; suficiente para substituir a mim e a você. Ele veio ao mundo para tomar o nosso lugar. Ele colocou sobre Si  mesmo as nossas transgressões, nossos pecados   morrendo em nosso lugar, em nosso favor, para que possamos viver eternamente.
Como um cordeiro mudo e sem defeito, Ele foi para o calvário, voluntariamente, e não abriu a Sua boca. Foi desta forma que o Profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo profetizou a Sua vinda.

2) O CORDEIRO SUBSTITUTO DA FAMÍLIA
Ex  12: aqui, prefiguradamente, Jesus é o cordeiro substituto para uma  família. Quando os hebreus estavam saindo do cativeiro egípcio, depois de 430 anos de escravidão, diz a Palavra de Deus   que na noite da libertação, Deus ordenou a Moisés  que orientasse todos os hebreus a sacrificar o cordeiro da páscoa e o seu sangue devia ser aspargido no batente das portas . O Anjo de Deus   que traria juízo sobre o Egito passaria por todas as casas e  onde houvesse o sangue do cordeiro, aquela família seria poupada.


Os hebreus foram poupados, não por seus méritos, não por suas boas obras  mas pelo sangue do cordeiro. Da mesma forma, Jesus é o nosso Cordeiro. Nas palavras de João Batista, o precursor do Messias, Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo (Jo 1:29). Não somos salvos porque pertencemos a esta ou àquela denominação religiosa. O sangue de Jesus é o sinal da nossa redenção.


3) O SERVO SOFREDOR
Em Is 53, o Profeta  está falando do servo sofredor. E neste momento, Jesus nos é apresentado  - como cordeiro  - que veio ao mundo não para viver  mas para morrer. Por ser o Cordeiro de Deus, não nasceu em berço de ouro mas num berço de palha;  nem em palácio mas numa estrebaria. Em sua idade adulta, bebeu sozinho o cálice amargo da ira de Deus, que nos era  destinada.
Isaías 53, diz que Deus fez cair sobre Jesus  a iniquidade de todos nós.

3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.



4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.


5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.


7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

A cruz do calvário  é o palco onde brilha, de forma fulgurante, o amor de Deus por nós, porque:

14  E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;



15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

4) A PALAVRA DE DEUS PROSSEGUE
Jesus vinha ao encontro de João Batista, o precursor do Messias. Ele havia preparado o caminho para que o seu primo Jesus, surgisse e se apresentasse como nosso  Redentor. E então , na presença de Jesus, João Batista declarou:
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo".

Na cultura judaica, quando o cordeiro era imolado, o era involuntariamente. Deus  deu  o Seu Filho Unigênito para salvação dos pecados mas Jesus  derramou  o Seu sangue voluntariamente, por amor a nós.

Ele não foi à cruz porque Judas O traiu;
ou porque a turba  gritava: crucifica-o !
ou porque Pilatos O sentenciou à morte;
ou porque os soldados romanos, de forma desumana O torturaram e O pregaram na cruz.
Ele morreu na cruz, entregando-se voluntariamente em nosso lugar .

Ele é o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.

Este é o aniversariante no Natal comemorado pela cristandade !



 

BIBLIOGRAFIA
Preleção do Rev. Hernandes Dias Lopes
Igreja Presbiteriana Campinas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial