domingo, 5 de dezembro de 2010

PARALELO ENTRE O PARALÍTICO DE BETESDA E ISRAEL

Existe íntima relação entre o episódio ocorrido no tanque de Betesda, entre um paralítico (que aguardava a descida de um anjo para agitar a água e ele ser curado, quando mergulhasse nela) e a História de Israel.

Naquele tanque havia muitos doentes que, ansiosamente, aguardavam ser curados. Dentre eles, um paralítico, enfermo há trinta e oito anos. Jesus passou entre eles mas achegou-se a este último, não por acaso. Havia uma relação com a História de Israel : sua dispersão e retorno à Terra Prometida.

Conforme o Evangelho escrito por João, o Evangelista, no Capítulo 5, lemos:

1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

Quando os hebreus partiram do Egito para a Terra que Deus lhes prometeu através dos seus antepassados, tudo transcorreu dentro da normalidade, construíram o Tabernáculo e em dois anos estavam na fronteira com Canaã. Todavia, porque pecaram, Deus retardou o seu acesso, fazendo-os peregrinar pelo deserto por trinta e oito anos.

Deuteronômio 2:14

14 E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.

Jesus perguntou ao paralítico: queres ser curado ? Parece uma pergunta que reclama uma resposta óbvia mas Jesus queria ouvir de sua própria voz: “Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”.

Israel sofre a mesma dificuldade em relacionar-se com as nações, exceto com os americanos e conta, esporadicamente com o apoio de europeus.

O que fez o presidente do Brasil ao visitar Israel ? Negou-se a visitar o túmulo de Theodor Herzl, pai do sionismo mas fez questão de depositar uma coroa de flores no túmulo de Yasser Arafat, vestindo uma kufia (lenço usado pelos árabes).

Enfrenta oposições do Irã, da Escandinávia, da Europa, da Venezuela e as profecias dão conta de que no futuro Israel ficará completamente só. Então Jesus voltará (e há muitos indícios disto), trazendo uma renovada esperança ao seu povo.

No Evangelho consta que Jesus esteve com o paralítico por duas vezes: a primeira no tanque de Betesda e a segunda no Templo.
”Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.

Na vez primeira, Jesus restaurou o seu físico. Sem alarde, sem chamar a atenção de ninguém, num minuto. Da segunda vez, restaurou-o espiritualmente. “Não peques mais”. E o homem saiu contando a todos que Jesus o havia curado. Depois veio a indignação dos fariseus:

E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

No Israel contemporâneo, os fariseus são os judeus ortodoxos, inflexíveis quanto ao reconhecimento de Jesus como Messias de Israel.

“Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5:18).

Consideremos três coisas:

1) Jesus procurou o paralítico e não o contrário;

2) Jesus chamou sua atenção para o pecado;

3) O homem reconheceu a Jesus e O anunciou como aquele que o curou.

Deus agirá assim com Israel.
O Deus de Abraão, Isaac e Jacó restabeleceu Israel em sua forma física em maio de 1948.

Antes disso, 6.500.000 judeus foram mortos no holocausto; os bancos das praças públicas na Alemanha e por toda a Europa traziam inscrições “proibido a judeus”; promoviam boicotes em todo o mundo, como ainda hoje tem ocorrido. FORAM PERSEGUIDOS E O MUNDO SE CALOU . Eles esperavam que finalmente a água das nações se movimentasse mas não encontraram quem os ajudasse a se banhar no tanque de Betesda.

Mas três anos após o holocausto, o povo judeu recebeu nova vida, nova força, nova pátria. É como se Deus quisesse lhes dizer: levanta, toma a tua cama e anda.

Em Jo 5:43, lemos:

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

O Anticristo subjugará a Israel mas Jesus voltará a Betânia, ao Monte das Oliveiras, procurará o Seu povo e então Israel O reconhecerá como enviado do Pai para o salvar.

João 5 é semelhante a Jeremias 33, que diz:

7 E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel, e os edificarei como ao princípio.

8 E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim;

Foram curados fisicamente em maio de 1948 e, espiritualmente, quando Jesus voltar para os resgatar das garras das nações.

Quanto às nações ...

Ezequiel 38
20 De tal modo que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.


21 Porque chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão.


22 E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.


23 Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.


Ezequiel 39
7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.




8 Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.


22 E saberão os da casa de Israel que eu sou o Senhor seu Deus, desde aquele dia em diante.


23 E os gentios saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.


28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles.


29 Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.


Zacarias  14:3, 4
3 E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.




4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.








BIBLIOGRAFIA
Norberth Lieth - 12º Congresso “ Renovada Esperança”
realizado em out/10 em Poços de Caldas.















































































0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial