segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A FIDELIDADE DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO AO DEUS DE ISRAEL

Quando Deus lhe traz problemas  e dificuldades, nem sempre é porque você fez  algo errado ou por causa das circunstâncias normais envolvidas em se viver num mundo perdido que está amaldiçoado pelo pecado.

Às vezes Deus quer dizer alguma coisa àqueles que estão ao redor de você e ele quer usá-lo (a) para transmitir a mensagem dEle. Foi isso que Ele fez com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

É possível que algumas coisas que você vem enfrentando agora tenham menos a ver com você (embora você vá crescer a partir delas) que com as pessoas a seu redor. Talvez Deus tenha escolhido você como veículo para alcançar os outros.

Em Daniel 3, encontramos três jovens judeus que haviam sido levados cativos para a distante Babilônia, onde suportaram uma tribulação que permitiu a Deus  revelar-Se ao reino gentio mais poderoso da terra.

A ACUSAÇÃO

No segundo ano do cativeiro de Daniel (603 a.C), o rei Nabucodonosor teve um sonho, sonho este interpretado por Daniel. O rei sonhou com uma estátua e ele representava a cabeça  de ouro  da estátua - o Império Babilônico.

Anos após ele mandou erigir  uma estátua de aproximadamente 30 metros revestida de ouro e determinar que todos os homens do reino se prostrassem diante dela e a adorassem.  Três  homens não fizeram isso: os amigos de Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Seus nomes babilônicos eram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.  Então os caldeus trouxeram esses homens sob acusações à presença do   rei.

Nabucodonosor perguntou-lhes: "É verdade ... que vós não servis aos meus deuses, nem adorais  a imagem de ouro que levantei ?" (Dn 3:14).

Se não a adorardes, sereis no mesmo instante, lançados na fornalha  de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos ?"  (Dn 3:15).

Servir a Deus não é algo que vem com a garantia  de que sobreviveremos a todas as adversidades e sairemos ilesos.

Os três amigos foram amarrados e jogados na fornalha ardente (o rei ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava-vº.19). Todavia, Deus lhes deu libertação.
Atônito, Nabucodonosor  perguntou: "Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?". Responderam ao rei: É verdade, oh rei. Tornou ele e disse: eu , porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses" (Dn 3:24, 25).

E eles saíram do meio do fogo sem sequer  terem sido chamuscados. O fogo não teve efeito nenhum sobre eles. Os cabelos deles  não estavam queimados, suas roupas não estavam danificadas, e o cheiro do fogo não se apegou a eles. Deus havia escolhido protegê-los por intermédio de um anjo do Senhor.

O Mundo foi forçado a levar Deus em consideração por causa de três jovens judeus que resolveram adorar apenas a Ele.

Daniel 3:28,29
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.



Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

Às vezes, Deus deseja demonstrar Sua grandeza e poder e está buscando pessoas que estejam  dispostas a caminhar com Ele pelo meio da fornalha ardente.

Essa experiência foi um dos três principais "eventos de Deus" na vida de Nabucodonosor  que fizeram do primeiro rei  dos tempos dos gentios um adorador de Javeh.





BIBLIOGRAFIA
Revista Notícias de Israel out/10
Richard D. Emmons (professor titular de Bíblia e Doutrina na Universidade Bíblica de Filadélfia.

1 Comentários:

Às 24 de abril de 2016 às 07:15 , Blogger Unknown disse...

Que Deus maravilhoso,gloria a aleluias pertencem a ele,todo poderoso Deus de israel

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial