segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DE ISRAEL NO SALMO 23 (PARTE I)




1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Através do Salmo 23 - verso a verso - podemos fazer um a viagem pela história de Israel.

O rei Davi, que também era um profeta, delineou, antecipadamente, no Sl 23, o destino de Israel - ontem, hoje e eternamente.
Dizem as Escrituras que o SENHOR é o pastor do povo de Israel. E então  alguém poderá perguntar:
- Quando foi que Deus se tornou o Pastor de Israel ?
- Em que lugar geográfico Israel se tornou o rebanho de Deus ?

Simples: o que diz o Salmo 80:1 ?

TU, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.
Como se pode depreender do texto bíblico acima, Deus se tornou o pastor de Israel no Egito, a partir de José. Depois,  pastor de sua família , constituída de 70 pessoas. A seguir, de 600 mil homens que, somados a mulheres e crianças, perfazia dois a três milhões de hebreus.

Anos após, surge em Israel um jovem de 30 anos, procedente de Nazaré,  dizendo: EU SOU O BOM PASTOR.

Como ???
Alguém vem de Nazaré dizendo que é o bom pastor, o que se assenta entre os Querubins e resplandece ???  Sim, o termo hebraico echad, significa unidade: Pai, Filho e Espírito Santo, numa só Pessoa.

João 1:41 diz:
"...  Felipe encontrou Natanael e disse-lhe: achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei; e a quem se referiram os profetas: JESUS, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: de Nazaré pode sair alguma coisa boa ?Respondeu-lhe Felipe: Vem e vê.

Salmo 95:7
Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz.










BIBLIOGRAFIA
Palestra de Norbert Lieth, no Congresso Profético, promovido por Beth Shalom e Chamada da Meia Noite, em Israel em mai/10  (Parte I).


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial