sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VAICRÁ = LEVÍTICO ( E OS LEVOU)

Muitas leis em Vaicrá (Levítico) estão ligadas a rituais de purificação. Essas leis objetivavam  mostrar aos israelitas a santidade de D-us e como todos os que O amam devem manter-se santos também.
O ponto central deste livro é o "Dia da Expiação".

Yom Kippur: a esse dia mais santo e mais importante no culto de sacrifícios do Antigo Testamento é dedicado todo o Capítulo  16 de Levítico. A singularidade desse dia consistia não somente  em que apenas nele o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, mas que um animal preparado para o sacrifício  era deixado com vida e mandado para o deserto. 


Os versículos mais importantes sobre esse sacrifício são encontrados em Lv 16:7-8; 21-22. Os dois bodes juntos, representam um sacrifício,  como mostra o versículo 5: "Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta do pecado". Através do lançamento de sortes, era decidido quais dos dois animais seria sacrificado a Yahweh, para que  seus sangue fosse levado ao santo dos santos, e qual deles  seria azazel, para ser levado ao deserto. 


Há quem diga que um dos bodes seria oferecido a satanás mas tal interpretação   não tem sustentação , pois ambos  os bodes são descritos como uma oferta para o Senhor. 

Um paralelismo com azazel é encontrado no procedimento cerimonial de um leproso curado, descrito em Lv 14:1-9. Nele eram necessários duas aves limpas; uma era imolada  e outra era molhada no sangue da ave morta  e solta no campo aberto, o que simbolizava o desaparecimento completo da terrível doença. As duas aves eram igualmente consideradas como um sacrifício.        

No Yom Kippur, a ênfase da celebração  era o arrependimento pelo pecado. Em Lv 23:26-32 é repetido  que todo aquele que não se afligir e arrepender nesse dia será eliminado do seu povo.

No Capítulo 3, do Livro de Matheus (Novo Testamento), João Batista conclama o povo  ao arrependimento com severidade e diz no versículo 8: "Produzi, pois, frutos  dignos de arrependimento". De forma semelhante, Jesus proclama em Lucas  13:7: "Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la".

Levítico Capítulos 1 a 7
Diferentes tipos de sacrifícios.

Levítico  8 a 10
Os sacerdotes oferecem sacrifícios.

Levítico 11 a 15
Leis acerca da purificação e impureza.

Levítico 16
O Dia da Expiação.

Levítico 17 a 20
As leis morais de D-us.

Levitico 21 e 22
Mais leis acerca   do sacrifício.

Levítico 23 a 25
Leis acerca das festas.

a) o propósito das festas (Lv 23);
b) festas da primavera (páscoa, pães asmos, shavuot;
c) festas de outuno (rosh hashaná, yom kippur, sukkot;
d) festas menores (chanuká, purim, tisha b´av).

Levítico 26
Bênçãos e Maldições.

Levítico 27
Dedicando ofertas a D-us.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial