segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A RECONCILIAÇÃO DE DEUS COM O HOMEM


Um pai tinha dois filhos. O filho caçula resolveu viver sua própria vida e saiu a vagar pelo mundo.

Certo dia, bateu a saudade do filho e o pai mostrava-se muito abatido. O filho mais velho, então, decidiu procurar pelo seu irmão e traze-lo de volta, nem que para isso tivesse que morrer.


Quando chegou em uma cidade, viu uma aglomeração de pessoas, reunida na praça central e quando se aproximou, quis saber que movimento era aquele. Alguém lhe diz que um criminoso ia ser enforcado publicamente. Curioso, aproximou-se mais e surpreendeu-se ao ver que o criminoso era o seu próprio irmão.


O algoz, nesse momento, perguntava ao condenado: reconheces que és culpado ? Sim.



Queres enviar alguma mensagem antes de morrer ? Sim. Quero pedir perdão a meu pai porque pequei contra ele e decepcionei meu irmão mais velho.



Finalmente, a última pergunta, desta feita, ao público: alguém quer morrer em seu lugar ? Eu quero !!!!!!!!



Era o irmão mais velho do condenado que, aproximando-se, lhe falou:
“disse ao meu pai que não voltaria antes de te encontrar. Volta para casa e diz a ele que, para você voltar, eu tive que morrer, ou seja, dei a minha vida. O criminoso ficou tão perturbado, que desmaiou. Quando voltou a si, seu irmão mais velho estava dependurado, morto.



Analogamente, Jesus reconciliou o homem com Deus, dando-se em holocausto. Ainda hoje, os israelitas fazem rituais (Yom Kipur) para pedir perdão dos pecados. No tempo de Jesus eles sacrificavam um cordeiro sem mácula, perfeito, impunha a mão direita sobre a cabeça do animal, confessava os seus pecados (processo de transmissão), então o sacerdote degolava o cordeiro, o seu sangue era derramado (porque a vida está no sangue, segundo Levítico 17:11) e os pecados lhe eram perdoados) ...

Jesus, que era o “Cordeiro de Deus, sem mácula”, se deu em holocausto, derramou o seu sangue uma única vez, por toda a Humanidade e ressurgiu, subiu ao Céu e, à destra do Pai, advoga incessantemente por nós.



Essa luta toda em torno de Israel tem caráter espiritual porque – todos os acontecimentos indicam que Jesus está voltando para pôr ordem na casa – e voltará para Israel (do mesmo lugar de onde ascendeu).



O Capítulo 24 de Mateus é muito revelador.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial