domingo, 21 de novembro de 2010

NO ANO QUE VEM EM JERUSALÉM

O Senhor Jesus atuou aproximadamente por três anos em Israel e Jerusalém. Quando começou Seu ministério público Ele tinha aproximadamente 30 anos  de idade (Lc 23) e, provavelmente  morreu aos 33 anos.

Fez milagres e sinais e apresentou-Se como o Messias de Deus. Ele trabalhou em Seu povo (Ele era genuinamente judeu) mas a maioria não queria crer nEle.  Isso o Senhor deixou explícito em outra parábola:

"E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar".

Nessa  parábola Israel é a vinha e Jerusalém a figueira no meio da vinha; o proprietário da vinha é Deus, o Pai, e o viticultor é Deus o Filho  (ver Is 3:14; 5:7; Jr 24:5, 8).


Por três anos o Senhor tinha trabalhado na figueira e Se empenhado por ela, mas ela não deu fruto. Assim, tinha de se cumprir o que Jesus havia ensinado a respeito e o que havia demonstrado de maneira prática:

"Se não vier dar fruto ... mandarás cortá-la".

A geração toda daquela época foi rejeitada: ela literalmente secou  e pereceu até ficar em ruínas, foi derrubada e n ão voltou a frutificar. Poucos dias mais tarde Israel também rejeitou  seu Rei, o que Jesus havia  indicado previamente através da parábola dos talentos, quando disseram:

"Não queremos que este reine sobre nós" (Lc  19:14).

Não demorou muito (70 d.C), e vieram os romanos e destruíram a cidade de Jerusalém derrubando os seus muros e até  os fundamentos. O país deixou de existir politicamente  e os judeus foram espalhados pelo mundo todo, como é do conhecimento de todos.

As palavras proféticas e as parábolas de Jesus  se cumpriram literalmente na geração que vivia naquela época. Ag ora tinha se concretizado o que o profeta Joel  havia predito séculos antes:

"A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens" (Jl 1:12).

Como Israel e Jerusalém secaram, toda a terra murchou.

A terra judaica se tornou um vale de lamentação. A partir dessa data os judeus na diáspora, dispersos pelo mundo, começaram a lamentar a perda da sua terra, de sua capital Jerusalém e de seu templo.


Por aproximadamente 2.000 anos  eles saudaram uns aos outros com a expressão: "no ano que vem em Jerusalém".

 







BIBLIOGRAFIA
"O sermão profético de Jesus", Norbert Lieth

Actual Edições.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial