domingo, 24 de junho de 2012

A DIPLOMACIA DE ABIGAIL

JOGO DE CINTURA



Abigail era casada com Nabal, cujo nome significa "tolo", em hebraico. Abigail e Nabal viveram na época de Davi. A vida de Nabal fez jus à definição do seu nome. Era um Sadam Husseins da região. Era rico, uma celebridade mas era rude e mau, este descendente de Calebe.

"Ele é um homem tão mau, que ninguém consegue conversar com ele" (1Sm 25:3, 17).

O mundo de Nabal girava em torno de uma pessoa: NABAL. Ele não devia a ninguém e ria da ideia de ter que dividir algo com quem quer que fosse, principalmente com o rei Davi, seu desafeto.

Israel não tinha polícia rodoviária ou força policial, cabendo a Davi e seus homens valentes essa tarefa.

Davi e Nabal coabitavam o mesmo território, com a harmonia de dois touros no mesmo pasto. Viviam em conflito.

Após a colheita Nabal promovia uma espetacular festa para celebrar a farta qualtidade de cabeças de gado e desfrutar do fruto do seu trabalho.



Davi fica sabendo da festa e envia 10 homens até Nabal, para lhe pedir servos e o que puder, em reconhecimento ao patrulhamento de sua milícia nas colinas e vales.

Rude, Nabal zomba da ideia (1Sm 25:10,11). Nabal finge desconhecer a Davi, equiparando-o a servos fugitivos e vagabundos. Tal insolência, enfurece os mensageiros.

Davi não precisa ouvir a notícia duas vezes: ordena aos homens que formem um bando armado: "peguem suas armas" (1Sm 25:12).

Quatrocentos homens se reúnem e partem. Olhos fixos, narinas dilatadas, passos firmes e determinados.

Então, de repente, surge a beleza. Uma margarida surge no deserto; um cisne pousa no matadouro; um ligeiro perfume paira pelo vestiário masculino ..., na análise do escritor Max Lucado.

Abigail, esposa de Nabal aparece no caminho. Enquanto ele é bruto e mesquinho, ela é inteligente e bonita (1Sm 25:3). Inteligência e beleza. Abigail põe ambas para funcionar.

Quando fica sabendo da resposta atrevida que seu marido dera aos prepostos do rei Davi, ela pôs-se em ação (1Sm 25:18).

Quatrocentos homens puxam as rédeas dos cavalos. Alguns ficam boaquiabertos com a comida; outros com a beleza da mulher. Ela é bonita e cozinha muito bem. Bons ingredientes para deter qualquer exército.


Abigail entende a importância daquele momento. Caindo aos pés de Davi, ela lhe faz um apelo comovido. "Meu senhor, a culpa é minha. Por favor, permita que tua serva te fale, ouve o que ela tem a dizer !" (1Sm 25:24).


Ela não defende Nabal mas concorda que é um canalha. Ela não pede justiça, mas perdão, aceitando ou assumindo a culpa, imerecidamente.
"Esquece, eu te suplico, a ofensa de tua serva" (1Sm 25:28).

Oferece-lhe os presentes de sua casa: 200 pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, 100 bolos de uvas-passas e 200 bolos de figos prensados (1Sm 25:18).

Abigail prossegue: "deixe Nabal nas mãos de Deus e evite o peso morto do remorso".

Palavras de Davi:

32 Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.



33 E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.


34 Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.


35 Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.

Davi volta para o acampamento e Abigail para Nabal. Uma vez que o encontra bêbado, espera melhor oportunidade para lhe falar quão perto esteve da morte.
 
Pela manhã Nabal sofreu um ataque e ficou paralisado. Dez dias após o Senhor feriu Nabal e ele morreu (1Sm 25:37, 38).
 
 
 
Quando Davi sabe que Abigail ficara viúva, pede-a em casamento e ela aceita. E com isso, aprendemos um grande princípio: A BELEZA PODE VENCER A BARBÁRIE. A humildade tem tal poder. Desculpas podem armas discussões.
 
"A língua branda, quebra até ossos" (Pv 25:15).
 
CONCLUSÃO
 
Abigail nunca conheceu a Jesus, o Nazareno. Ela viveu 1000 anos antes do sacrifício de Jeus. Não obstante, sua história prefigura a vida de Jesus. Abigail se colocou entre Davi e Nabal. Jesus colocou-se entre Deus e a humanidade. Abigail se ofereceu para receber os castigos de Nabal.
 
Você acha que o seu mundo ao lado de Nabal está difícil de suportar ? Então faça o mesmo que Davi: pare de encarar Nabal e volte os seus olhos para Cristo. Mude o foco. Olhe mais e firmemente para o mediador e menos para os encrenqueiros.
 
Shalom.
 
 

(Extraído do livro "Enfrentando Golias, de Max Lucado)

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial