O MOVIMENTO SIONISTA
Theodor Herzl, escritor húngaro e doutor em Direito, presidiu o primeiro congresso sionista, na cidade de Basiléia, Suíça, em 1897.
Então, o movimento sionista visava o restabelecimento de um Estado nacional judeu na Israel ancestral (a Terra Prometida aos seus patriarcas Abraão, Isaac e Jacó).
O movimento estava dividido entre várias tendências: algumas correntes de esquerda eram favoráveis à convivência pacífica com os árabes locais; já outras vertentes, dentre elas as facções religiosas, ambicionavam formar um Estado exclusivamente judaico nas fronteiras da antiga Israel bíblica, isto é, "desde o deserto (do Neguev) e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos hititas, e até o grande mar (Mediterrâneo) para o poente do sol, será vosso termo".
Josué 1:4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
Foram quase dois mil anos de existência no exílio, predominantemente marcados por perseguições violentas e formas de discriminação de toda a espécie. Além de sempre constituírem uma minoria nas sociedades onde viviam, os judeus careciam de uma autoridade política e um exército que o defendesse.
Embora destituído de uma base territorial, o povo judeu sobreviveu, geração após geração, no apego às tradições religiosas e culturais e na esperança, embora remota, de um retorno à Terra Prometida - sua pátria histórica.
As ricas e bem integradas comunidades judaicas da Europa ocidental mobilizaram-se para criar as bases políticas e legais do movimento sionista.
Barão Rothschild
As poderosas família Rothschild, De Schumann e De Hirsch concordaram em financiar os primeiros assentamentos de colonos judeus, comprando terras aos proprietários árabes da região.
Mas quem se disporia a emigrar então à antiga Terra de Israel, carente de água e pródiga em pântanos ?
Que judeus, após séculos de uma existência urbana, se habilitariam a manejar um arado e cultivar a terra de seus ancestrais - em meio aos ataques dos salteadores árabes e ao assédio dos cobradores de impostos turcos ?
Alguns milhares de jovens da Europa oriental, sobretudo da Rússia, aceitaram o desafio de começar uma nova existência em Eretz Israel, a Terra de Israel.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial