quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O MOVIMENTO SIONISTA

Theodor Herzl, escritor húngaro  e doutor em Direito, presidiu o primeiro congresso sionista, na cidade de Basiléia, Suíça, em 1897.

Então, o movimento sionista visava o restabelecimento de um Estado nacional judeu na Israel ancestral (a Terra Prometida aos seus patriarcas Abraão, Isaac e Jacó).

O movimento estava dividido entre várias tendências: algumas correntes de esquerda eram favoráveis à convivência pacífica com os árabes locais; já outras vertentes, dentre elas as facções religiosas, ambicionavam formar um Estado exclusivamente judaico nas fronteiras da antiga Israel bíblica, isto é, "desde o deserto (do Neguev) e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos hititas, e até o grande mar (Mediterrâneo) para o poente do sol, será vosso termo".

Josué 1:4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.


Foram quase  dois mil anos de existência no exílio, predominantemente marcados por perseguições violentas e formas de discriminação  de toda a espécie. Além de sempre constituírem uma minoria nas sociedades onde viviam, os judeus careciam de uma autoridade política e um exército que o defendesse.
 
Embora destituído de uma base territorial, o povo judeu sobreviveu, geração após geração, no apego às tradições religiosas e culturais e na esperança, embora remota, de um retorno à Terra Prometida - sua pátria histórica.

As ricas e bem integradas comunidades judaicas da Europa ocidental mobilizaram-se para criar as bases políticas e legais do movimento sionista.



Barão Rothschild

As poderosas família Rothschild, De Schumann  e De Hirsch   concordaram em financiar os primeiros assentamentos de colonos judeus, comprando terras aos proprietários árabes da região.
Mas quem se disporia a emigrar então à antiga Terra  de Israel, carente de água e pródiga em pântanos ?


Que judeus, após séculos de uma existência urbana, se habilitariam a manejar um arado e cultivar a terra de seus ancestrais - em meio aos ataques dos salteadores árabes e ao assédio  dos cobradores de impostos turcos ?


Alguns milhares de jovens da Europa oriental, sobretudo da Rússia, aceitaram o desafio de começar uma nova existência em Eretz Israel, a Terra de Israel.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial