quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A QUESTÃO PALESTINA

O que é a  "questão palestina" ? É uma luta nacionalista travada pelo povo árabe da  antiga Palestina (a terra de Canaã prometida por Deus a Abraão, Isaac e Jacó passou chamar-se assim em 135 d.C), buscando assegurar as fronteiras do seu Estado nacional.

Acontece que esse mesmo território tem sido disputado pelo povo judeu, por herança perpétua, há 4.000 anos, segundo relato bíblico.

No ano 70 d.C, os judeus foram expulsos da região por conquistadores romanos, dispersando-se, desde então, por muitos países. Na então Palestina restou apenas uma comunidade judaica religiosa, vivendo integrada à população local, predominantemente árabe e muçulmana.

Os árabes, por sua vez, conquistaram Jerusalém no ano 637 d.C; e transformaram-na na terceira cidade sagrada da fé islâmica (depois de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

Durante séculos judeus e árabes conviveram pacificamente no Oriente Médio, primeiramente sob o império islâmico e, a partir de 1518, sob o império Turco-Otomano.

Esse convívio não resistiu ao fortalecimento do movimento sionista, a partir de fins do século XIX. Quando os judeus da Europa e da Rússia, fugindo às perseguições antissemitas, começaram afluir maciçamente ao Israel ancestral, começaram as hostilidades com os moradores árabes locais, camponeses e proprietários temerosos de perder suas terras.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial