sábado, 4 de setembro de 2010

ROSH HASHANÁ

Rosh Hashaná (literalmente, cabeça do ano) é o Ano Novo judaico, quando se comemora o aniversário da criação do mundo.


Seu significado transcende , porém, o simples início de um novo ciclo, pois neste dia o Senhor do Universo julga cada ser humano e decreta o seu destino. Por esta razão, Rosh Hashaná é também chamado Yom Ha´Din, o Dia do Julgamento.


Ao iniciar-se um novo ano, os judeus lembram-se de todos os seus atos no ano que passou e pedem ao Todo Poderoso que se recorde de Suas criaturas e os inscreva no Livro da Vida.

O shofar (literalmente chifre) é um dos mais antigos instrumentos de sopro. Mencionado inúmeras vezes na Bíblia, o toque do shofar assinalou vários momentos solenes na vida do povo judeu, desde a entrega dos 10 Mandamentos no Monte Sinai. Ele era soado para convocar reuniões, mobilizar exércitos, para anunciar o Ano do Jubileu, a chegada da Lua Nova e o início dos feriados.

No Livro de Números, no capítulo 29, versículo 1, o shofar é citado como parte do ritual de Rosh Hashaná .

"No primeiro dia do sétimo mês (...) será tocado o shofar . Utiliza-se especificamente um chifre de carneiro, em lembrança do episódio da A kedá, quando Deus determinou que um carneiro fosse sacrificado no l ugar de Isaac. O sho far representa portanto a misericórdia de Deus para com os homens. Neste contexto, o toque do shofar nas Grandes Festas é um apelo ao perdão divino.

Na ceia de Rosh Hashaná (Seder) é servido um pão de formato redondo, símbolo de continuidade e eternidade, pois o círculo não tem início nem fim. A forma redonda, sem ângulos, sem arestas, é a prece pela paz e harmonia, por um ano sem atritos e sem conflitos, individual e coletivamente.



Em Rosh Hashaná é tradição comer um pedaço de pão ou maçã embebida em mel. O mel é prenúncio simbólico de um ano novo repleto de doçura . Ensina a enfrentar o futuro com seren idade , otimismo e coragem, sem jamais seentregar à amargura ou ao desespero.


No entardecer do dia 09 de setembro de 2010, celebra-se Rosh Hashaná (ano 5771) no calendário judaico.


Que todos sejamos inscritos no Livro da Vida e que a virada do ano renove as expectativas de um 5771 ainda melhor.



Shaná Tová !

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial