sábado, 4 de setembro de 2010

AS DIFERENTES CARAS DO SEU GIGANTE





O seu Golias não carrega uma espada ou um escudo; ele ostenta a espada do desemprego, do abandono, do abuso sexual, da opressão e da depressão.



Ele se ergue no seu escritório, no seu quarto, na sala de aula, no seu ambiente de trabalho, na rua ...



Ele traz contas que você não tem como pagar, notas que você não tem como tirar, pessoas a quem você não pode agradar, o uísque, a cerveja ou a cachaça que você não consegue resist ir, a pornografia que você não consegue rejeitar, uma passado que você não pode consertar e um futuro que você não consegue encarar.

Durante 40 dias o filisteu aproximou-se, de manhã e de tarde, e tomou posição (1 Sm 17:16). O seu faz a mesma coisa: o Primeiro pensamento do dia, a última preocupação da noite - o seu Golias domina o seu dia e se infiltra minando a sua alegria.

Apesar de todos os defeitos de Davi, ele buscava Deus assim como uma cotovia procura o nascer do sol.
O Campo de Elá revelou-se um campo de treinamento para a Corte Real. Quando o gigante Golias perdeu sua cabeça, os hebreus transformaram Davi em seu herói (1 Sm 18:7). Saul explode como um vulcão e passa a analisar Davi "dali em diante" (1 Sm 18:9).
O rei já tem a alma perturbada, propensa a acessos de raiva, suficientemente louca, a ponto de comer abelhas. A popularidade de Davi irritou a Saul "encravarei Davi na parede" (1 Sm 18:11).

Saul tenta matá-lo em diferentes momentos:
1º) pede a Davi que se case com sua filha Mical, exigindo, outrossim, o prepúcio de 100 filisteus (esperava com isso, que algums dos filisteus matasse a Davi). Davi dobra a exigência e volta com a prova (1 Sm 18:25-27);
2º) ordena a seus servos que matem a Davi, mas eles se recusam a fazê-lo (1 Sm 19:1).
3º) ele tenta encravá-lo com a lança outra vez, mas não consegue (1 Sm 19:10).
4º) Saul envia mensageiros à casa de Davi para o matarem, mas Mical o faz descer por uma janela.

O que Davi fez, senão o bem ? Ele levou cura, através da música, ao espírito atormentado de Saul. Ele tinha êxito em tudo o que fazia (1 Sm 18:14).
Todo o Israel e Judá gostavam dele (1 Sm 18:16).
Davi tinha mais habilidade do que os outros oficiais de Saul e assim tornou-se ainda mais famoso (1 Sm 18:30).
"O que foi que eu fiz ? Qual foi o meu crime ? Qual foi o pecado que eu cometi con tra o seu pai para que ele queira tirar a minha vida?", pergunta Davi a Jônatas, filho de Saul. Jônatas não tem resposta, pois não há justificativas.

Quem sabe, por que um pai atormenta o filho; o marido desdenha a sua mulher; patrões seduzem; ministros abusam ... Os Saus ainda perseguem Davis. Mas Deus responde à crueldade de Saul com a lealdade de Jônatas. Surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi, que Jônatas tornou-se seu melhor amigo (1 Sm 18:3, 4).
No dia em que Davi derrota Golias, Jônatas jura sua lealdade (1 Sm 18:3, 4).
Jônatas faz uma promessa a Davi, dá-lhe roupas e proteção (Pv 18:24).
Davi encontrou um companheiro em um príncipe de Israel ; você pode encontrar um amigo no Rei de Israel, Jesus Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial