sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MOISÉS FACE A FACE COM DEUS ?





A revelação profética de Moisés na ótica de Maimônides



Maimônides, filósofo espanhol, menciona que a revelação profética de Moisés é mais importante que a dos demais profetas; que alcançou níveis de divindade que nenhuma outra criatura atingiu, nem mesmo os anjos do Altíssimo.




Em sua concepção há quatro coisas que distinguem Moisés de todos os outros profetas:


- Moisés foi o único com que Deus falou face a face.

- Todos os profetas receberam suas profecias por meio de sonhos, visões etc. Eles tiveram que se livrar das suas limitações físicas para receber a revelação profética. Já Moisés recebeu suas profecias quando se encontrava totalmente acordado e consciente.

- Ao receber uma profecia, o profeta era dominado por grande fraqueza e medo. No caso de Moisés, era diferente, como está escrito: "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala ao seu amigo" (Ex 33:11).

- Todos os profetas recebiam suas palavras proféticas somente quando o Santo, bendito seja Ele, queria se revelar a eles. Moisés recebeu palavras proféticas sempre que queria.


Este princípio de fé, apresentado por Maimônides, apresenta Moisés de uma maneira bem diferente da sua descrição na Bíblia.


Moisés realmente desfrutou de uma intimidade especial com Deus e é possível que ele tenha contemplado masi da glória de Deus do que outros profetas (Nm 12:6-8; Dt 34:10), mas ele não foi o único profeta que viu a Deus face a face . Outros profetas e, até mesmo pessoas comuns viram a Deus de modo semelhante (Gn 16:7-13; Ex 24:9-11; Jz 6:11-23; 13:1-23; Is 6:1-8; entre outros.



BIBLIOGRAFIA
Jesus no Velho Testamento
Meno Kalisher

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial