quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O PROFETA DANIEL

O livro do profeta Daniel trata de coisas que irão acontecer "... no fim dos dias" (Dn 2:28), daí a sua atualidade, pois estamos vivendo essa época.

O livro de Daniel fala de reis e reinos; os quatro impérios mundiais; tempos proféticos precisos; a grande tribulação; o anticristo; o tempo dos gentios até a volta do Cristo; o tempo exato da primeira vinda de Jesus (o único livro do Antigo Testamento a tratar do assunto); o abominável da desolação (no seu discurso profético acerca do tempo do fim, Jesus refere-se ao livro de Daniel, conforme Mt 24:15); profecias extremamente minuciosas em relação aos tempos finais.


O livro de Daniel foi escrito cerca de 600 anos a. C. e nos oferece uma visão da profunda sabedoria de Deus quando Ele torna público mistérios ainda não revelados. Embora a Nova Aliança ainda estivesse oculta no Antigo Testamento, o livro de Daniel já faz algumas referências à Igreja de Jesus.


Quando Daniel chegou à Babilônia, provavelmente ainda não tinha 20 anos de idade. Ele era um dos prisioneiros de Nabucodonosor, levado cativo de Jerusalém para o império mundial daquele tempo, a Babilônia.


Apesar da pouca idade, tornou-se um dos maiores profetas de todos os tempos. Para Daniel, a palavra de Deus era superior a qualquer autoridade humana. Ele queria ser obediente e Deus lhe deu vitória. Dessa maneira, Daniel tornou-se um extraordinário testemunho para todo o grande império.




O grande dominador do mundo, o rei Nabucodonosor, certa noite teve um sonho em que viu uma estátua enorme, despertando muito assustado. Ele pressentia que esse acontecimento tinha um significado especial, mas qual seria ? Chamou seus adivinhos, astrólogos e caldeus mas eles não puderam explicar o sonho. Tentaram outra saída: Dn 2:4, 5. Mas então, agraciado por Deus, Daniel entra em cena e explica o sonho ao rei. Essa história da Bíblia é importante e de tanta relevância, por falar dos "tempos finais", dos "últimos dias".

Há um Deus no céu. Crer na sua soberania faz toda a diferença. Com que segurança se apresentou Daniel diante do rei ! Ele estava convicto do que ia dizer, pois Deus lhe havia mostrado o significado do sonho. Daniel teve a mesma atitude de Davi diante de Golias.

Como surgiu essa revelação ? Pela unidade em espírito entre Daniel e seus três amigos: Hananias, Misael e Azarias (Dn 2:17, 18). Eles eram unidos e oravam juntos. Em outras palçavras, Daniel tinha amigos com os quais podia contar, que eram unidos nas coisas de Deus.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial