sábado, 29 de maio de 2010

ALIANÇA ABRAHÂMICA


circuncisão

Abraão era um homem de fé.
Os judeus do tempo de Jesus tinham orgulho em afirmar: "Somos descendência de Abraão". Essa afirmação ainda é repetida por judeus e muçulmanos de nossos dias.

O pai de Abraão levou a sua família de Ur, na Babilônia, para Harã, na região onde fica o sul da Turquia. Foi ali que Deus chamou Abraão, e este respondeu com fé.
O texto não revela como Abraão reconheceu a Deus, o Deus verdadeiro, uma vez que sua família adorava "outros deuses" (Js 24:2), incluindo, talvez, o deus lua, que era patrono tanto de Ur quanto de Harã. Num mundo onde se adoravam muitos deuses e deusas, crer num único deus que pudesse suprir todas as suas necessidades era algo que faria de Abraão uma pessoa excepcional, diferente de todas as outras. Noé e Abrahão tinham uma característica comum: eram homens de fé, de obediência e andavam com Deus.
A aliança de Deus com Abraão se dá no Capítulo 15 de Gênesis.
"Não temas Abraão, eu sou o teu escudo; o teu galardão (recompensa) será muito grande". Prometeu-lhe uma grande descendência e, naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abraão, dizendo: "A tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates".

O selo da Aliança
O selo da aliança Abraâmica é a circuncisão (sangue/cicatriz).

"Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal da aliança entre Mim e Vós. Quando completarem oito dias, todos os machos serão circuncidados, nas vossas gerações, tanto o nascido em casa, como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem. O incircunciso, cuja carne do prepúcio não for circuncidada, será extirpado do seu povo; violou a minha aliança.

Abrão foi circuncidado aos 99 anos de idade; seu filho Isaac com 8 dias; Ismael com 13 anos (filho da concumbina Hagar) e Jesus também foi circuncidado aos 8 anos de idade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial