domingo, 29 de novembro de 2009

TELAVIV PROFÉTICA


A centenária cidade de Telaviv, a segunda mais populosa de Israel, de 400.000 habitantes, foi fundada em 1909, nos arredores da antiga cidade portuária de Jaffa. Eram 60 famílias, decididas a comprar terrenos, em meio a extensas dunas, junto ao Mar Mediterrâneo.

No segundo dia da páscoa de 1909, foi realizado um sorteio para alocar os terrenos. Arieh Akiva Weiss, presidente da comissão de sorteio, reuniu 60 conchas cinzentas e 60 conchas brancas. Ele escreveu os nomes das famílias nas conchas brancas, e os números dos lotes sobre as cinzentas. Uma criança pegava uma concha branca e outra cinza, que juntas, indicava o número do lote destinado àquela família. Assim, Deus criou Telaviv, do nada: só areia.

Telaviv quer dizer Colina da Primavera. Tel (algo passado, arqueológico) e Aviv (algo novo, primavera). O que Telaviv nos faz lembrar ? Uma primavera profética, a colina da primavera.

Cantares 2:10-13 - "O meu amado fala e me diz: levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem".

O povo é chamado de volta da diáspora, pelo amado (Messias), depois de 2000 anos e deve surgir uma nova primavera para Israel; aproxima-se, lentamente, uma era messiânica. O inverno por que passou Israel entre as nações, está terminando e Deus começa a fazer algo novo. A profecia está se cumprindo.

Ezequiel 36:8-11 - "Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Porque eis que estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados. E multiplicarei homens sobre vós, a toda casa de Israel, a toda ela; e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados. E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão. E farei com que sejais habitados como dantes e vos tratarei melhos que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor".

Deus está dizendo que, inicialmente, Ele irá recuperar a terra de Israel (torná-la fértil). E, quando a terra começasse a dar sinais de fertilidade, o povo começaria a voltar. E foi exatamente assim que aconteceu.

Em 1882 ocorreram as primeiras ondas imigratórias. Em 1909 Telaviv foi fundada. A região no entorno do Lago de Genesaré era uma região de pântanos e infestada de malária. Eles secaram os pântanos e fundaram os kibutzim.

Em 1948 o povo veio, maciçamente, para uma terra que tinha sido preparada para ele, nos termos do Capítulo 36, de Ezequiel.




Yafo nos lembra JONAS. Ele tinha a tarefa de falar aos gentios de Nínive, inimigos de Israel. Jonas mudou o curso da viagem e o peixe vomitou-o justamente em Yafo. Vale lembrar que Yafo, Jaffa e Telaviv são praticamente uma só cidade. Analogamente, os judeus foram levados embora para o mar das nações e, 1800 anos após, começaram a retornar, justamente por Telaviv, onde está situado o aeroporto internacional. Normalmente os imigrantes retornam por ali.

TELAVIV É UMA PROVA DA ONIPOTÊNCIA DE DEUS E DA IMPOTÊNCIA DOS INIMIGOS DE ISRAEL.
O Salmo 23:5 diz "preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos". Os países árabes ficam irados com a pujança de Telaviv. Na Alemanha nazista, pretendeu-se exterminar os judeus, enquanto Deus lhes preparava a terra.

Nós, cristãos, sabemos que estamos vivendo os "tempos finais", às portas do arrebatamento da Igreja e da volta de Jesus, que tem a missão de salvar o remanescente de Israel.

O FECHAMENTO DO PORTO DE YAFO EM 1930

Indignados com a presença dos judeus, toda a população árabe promoveu uma greve e, em decorrência desse movimento, o fechamento do porto de Ayfo, para impedir a prática do comércio para os judeus. Diante do impasse, os judeus construíram um porto maior, ao norte de Telaviv.

Um mês depois, atracava o primeiro navio no novo porto, com um carregamento de cimento (imprescindível, para se edificar qualquer coisa). Desde então, a economia de Israel se expandiu, Telaviv se tornou um grande centro financeiro e nunca mais o povo árabe teve qualquer vitória sobre Israel.

Telaviv é um símbolo do poder transformador de Deus. Deus pode ressuscitar mortos, pode fazer acontecer a primavera no meio do deserto, flores, frutos etc. Telaviv é um gosto antecipado, do que está por vir.

O Livro de Apocalipse, dirigido - não à Igreja mas a Israel - está repleto de simbolismos judaicos. Vejamos:

Ap 2:17 - "... ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, senão aquele que o recebe".

Is 62:2 - E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará".

Quando Jesus ressuscitou e foi assunto aos céus, Deus disse-lhe: Assenta-te à minha direita, até que eu coloque os teus inimigos por escabelo dos teus pés. As nações tripudiarão Israel até Jesus voltar; aí então a história será outra.

Maranatha. Ora vem, Senhor Jesus !


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial