quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ISRAEL EM TRÊS TEMPOS



FORAM ESPALHADOS
Jeremias profetizou que os cativos retornariam da Babilônia para Jerusalém "quando se cumprirem os setenta anos" (Jr 25:12). Mesmo assim, uma dispersão dos judeus ainda mais devastadora foi anunciada: "O Senhor vos espalhará entre todos os povos, de uma até à outra extremidade da Terra ..." (Dt 28:64). Esta, a última e maior diáspora (dispersão), ocorreu quando os exércitos romanos sob o comando de Tito arrasaram Jerusalém no ano 70 d.C. Os judeus foram realmente dispersos por todo o mundo, como a Bíblia predisse, e a Palavra de Deus também nos fornece detalhes de como eles seriam tratados:

FORAM HUMILHADOS E SERVIRAM DE MOTEJO

" ... fá-los-ei um espetáculo horrendo para todos os reinos da terra; e os porei por objeto de espanto, e de assobio, e de opróbrio entre todas as nações para onde os tiver arrojado" (Jr 29:18). Hoje isso é conhecido como anti-semitismo, no entanto, foi profetizado por Moisés (Dt 28:37) há 3.500 anos ! O Senhor declarou também que apesar de Israel não ficar sem punição pela desobediência, Ele não daria cabo dele completamente ... "te livrarei das terras de longe e à tua descendência da terra do exílio; Jacó (Israel) voltará ..." (Jr 30:10,11). Com relação a essa restauração profetizada, a Bíblia fornece numerosos detalhes do que aconteceria quando os judeus retornassem à sua terra.


O RETORNO

"Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de frutos o mundo" (Is 27:6). Israel acrescenta que os israelitas retornarão: "... voltarão, serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano" (Os 14:7).
Desde o retorno dos judeus a agricultura tem sido um dos maiores empreendimentos econômicos de Israel. Esse país tão pequeno é agora o maior exportador de frutas e vegetais para a Europa e também exporta flores para a Holanda !

O Senhor dos Exércitos guerreia por Israel. Os profetas hebreus também previram que Israel teria uma capacidade militar impressionante (Zc 12:6, 8). Até uma análise superficial das três guerras nas quais Israel lutou para se defender da ameaça de destruição por parte dos países árabes, mostrará evidências esmagadoras de que elas são o cumprimento das palavras dadas por Deus a Zacarias. Na guerra de 1948-1949, que se seguiu à Independência, Israel foi vitorioso apesar de ter um contingente de soldados e armas desesperadamente menor. A assombrosa vitória de Israel, portanto, foi nada menos do que um milagre. A Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi ganha tão rápida e decisivamente por Israel, contra todas as probabilidades, que a revista "Newsweek" publicou a respeito um artigo intitulado "Espada Veloz e Terrível".

A Guerra do Yom Kippur encontrou Israel novamente com um número muito inferior de soldados e, dessa vez, pelo fato do ataque ter ocorrido num feriado religioso, o povo foi pego de surpresa. No entanto, apesar de terem sofrido muitas baixas, esses beneficiários das promessas de Deus puseram as forças árabes para correr.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial