domingo, 30 de agosto de 2009

1. O POVO DE ISRAEL, em JUDAS.



"Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram" (Jd 5).

Já naquela época alguns israelitas não levavam Deus a sério, mesmo sendo o povo escolhido - e morreram por causa disso.

Da mesma forma, nos últimos dias haverá muitos que, apesar de se dizerem cristãos, não serão
espiritualmente renascidos. Esses cristãos nominais não terão nada em comum com Jesus Cristo e desprezarão todo e qualquer valor bíblico e cristão (2Ts 2:3; 1Tm 4:1; 1Co 10:1-6).



É impressionante o que Moisés diz sobre aqueles que saíram do Egito mas se afastaram de Deus no
deserto: "Eis a rocha ! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. Procederam corruptamente contra ele, já não são Seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada" (Dt 32:4,5).

Essas "manchas" também são mencionadas em Judas 12, referindo-se aos cristãos nominais dos últimos tempos. Aplicando ao povo de Israel, isso significa: apesar de serem israelitas, não eram filhos de Deus. Só pertenciam ao Seu povo por causa do nome, mas não de coração. Eram salvos "na aparência", mas não de fato.

"Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus" (Rm 2:28,29).

A palavra ateu não se aplica apenas a quem não crê em Deus mas de uma forma geral a todas as pessoas (cristãs) que não têm mais temor a Deus e renegam a Jesus.

Com certeza há pessoas (inclusive muitas com formação teológica) que são cristãs só de nome, mas não no coração. É possível ter forma sem ter conteúdo. Mas cada um examine a si mesmo.

Exemplos: Os filhos de Eli eram sacerdotes. Mas a respeito deles está escrito que eram filhos inúteis (Belial), pois desprezavam a oferta do Senhor (1 Sm 2:12, 17). Quem nega o sacrifício completo de Jesus na cruz, não conhece o Senhor e não tem parte no reino de Deus.

Jesus diz à Igreja de Esmirna: "a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de satanás" (Ap 2:9).




Na parábola do semeador, Jesus diz: "A semente que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz; creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam" (Lc 8:13).




Logo depois dessa palavra, o Senhor diz: "minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam" (Lc 8:21; Mt 7:21-23; 25:1-13).




À carta à Igreja de Sardes também deixa claro que há cristãos que não possuem o espírito da vida (Jd 19): "conheço as tuas obras, que tens nome de quwe vives e estás morto" (Ap 3:1).


Sardes: ruínas do Templo dedicado a Artemis.



LEGENDA das citações do Novo Testamento
Lc - Lucas; Mt - Mateus; Jd - Judas; Ap - Apocalipse; Rm - Romanos; 2Ts - Tessalonisense; 1Tm - Timóteo; 1Co - Corinthos.

LEGENDA das citações do Velho Testamento
Dt - Deuteronômio




Estudo extraído do Livro "A Epístola de Judas", Norbert Lieth, Actual Edições.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial