quarta-feira, 24 de junho de 2009

Barraco em Família


"Davi, porém, continuou subindo o Monte da Oliveiras, caminhando e chorando, com a cabeça coberta e os pés descalços. E todos os que iam com ele também tinham a cabeça coberta e subiam chorando" (2 Sm 15:30).

Quem não choraria em um momento como esse ? Sem trono. Sem lar. Com Jerusalém na retaguarda e o deserto à frente. Como um rei acaba velho e solitário subindo uma estrada íngreme ? Quatorze anos se passaram desde que Davi seduziu Bate-Seba e 13 anos, desde que Natã disse a Davi: "a espada nunca se afastará da sua família"(2Sm 12:10).
Incesto, engano, uma filha estuprada, um filho morto, outro homicida; um palácio em pé de guerra.

Davi possuía uma história de coragem (quando matou Golias); de misericórdia (quando perddou Saul); liderança (no ribeiro de Besor). Só a sua família não via nada em Davi. Ele chorou. Chorou sozinho.

E os casamentos de Davi ? (2 Sm 3:2-5)

Seis esposas mais Mical, sua primeira e, ainda, Bate-Seba, a mais famosa. Davi teve 8. Eram tantas que não dava para se dedicar um dia da semana para cada. Depois de listar os filhos de Davi, a Bíblia diz: "todos esses foram filhos de Davi, além dos que teve com as suas concumbinas". (1Cr 3:9) Ele ignorou a instrução de Deus: "o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher" ? Um casamento. Soma simples. Davi optou pela trigonometria avançada.

Davi unificou as Doze Tribos em uma Nação; idealizou conquistas militares, fundou a cidade capital; levou a arca para Jerusalém; escreveu textos poéticos e salmos, que ainda recitamos mas, em se tratando de família, foi um desastre.

Absalão, filho de Davi, recrutou homens do exército de Davi e encenou o golpe: sua tomada de poder, preparou o terreno para a triste saída de Davi de Jerusalém-para o Monte das Oliveiras e para o deserto. Sem coroa, sem poder, sem cidade. Um homem pesaroso, solitário e velho (2Sm 15:30). Leia !!!

Davi teve êxito em todos os lugares, menos em casa. Davi teria lucrado com o conselho do Ap Paulo: "pais, não irritem seus filhos" (Ef 6:4).

Ele orou acerca dos filisteus, intercedeu por seus guerreiros; ofereceu orações por Jônatas, seu amigo e por Saul, seu inimigo. Mas no que diz respeito à sua família, é como os seus membros nunca tivessem existido. "Que as mulheres eduquem os seus filhos; eu liderarei a nação" !!!

Não cometa o erro trágico de Davi !

Para finalizar, avancemos alguns capítulos até chegarmos às últimas horas de Davi. Veremos o terrível preço de uma família negligenciada, como Davi morreu.


Davi está às portas da morte. Os servos entendem que ele precisa de uma pessoa para se lhe aconchegar; alguém para abraçá-lo firmemente enquanto ele dá o seu último suspiro. Eles recorrem a uma das oito esposas de Davi ? Chamam um de seus filhos ? Não. Procuraram uma jovem bonita (1 Rs 1:3, 4).

Provavelmente Davi teria trocado todas as coroas conquistadas pelos braços ternos de uma esposa. Tarde demais. Ele morreu nos braços de uma estranha, porque ele fez de sua família pessoas estranhas.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial