terça-feira, 16 de junho de 2009

O POVO ELEITO




Na Torá encontramos essa expressão, com a qual é denominado o povo hebreu. Esse conceito bíblico não pretende dizer "superioridade". O "povo eleito" quer dizer o povo que recebeu uma missão na terra. "Eleito" para desempenhar um importante papel, isto é, de introduzir o monoteísmo e derrubar o politeísmo entre os povos da época. "Ser eleito" não deu privilégios ao povo judeu, pelo contrário, trouxe enormes deveres morais e pesados encargos. O conceito do "povo eleito" não está, por isso, em contradições com a filosofia judaica de igualdade dos homens.



Povo do Livro


A Torá, que é o maior livro clássico da literatura universal, é chamada O Livro por excelência, e o povo judeu é designado como Povo do Livro - por ter dado a Torá à humanidade.

"Seja abençoado na cidade e seja abençoado no campo" (Dt 28:3)

Devarim ou Deuteronômio

Este livro apresenta-se, de modo geral, em forma de discursos pronunciados por Moisés ao povo israelita, em que ele o repreende pelas suas faltas passadas, exorta-o a observar as leis divinas, indicando o castigo aos que as transgredirem e as promessas de D-us aos que escolherem "a senda da vida".

O Deuteronômio contém a maior parte da religião judaica e sua filosofia. Ele contém 955 versículos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial