domingo, 7 de junho de 2009

O SABRA

O termo "sabra" costuma ser utilizado para definir os indivíduos nascidos em Israel. No entanto, é também o nome, em hebraico, de uma fruta da família das cactáceas, abundante no Golã, assim como no resto de Israel. E, por ser espinhosa por fora e muito doce por dentro, tornou-se a metáfora perfeita para definir o caráter do israelense: áspero e resistente em seu exterior, mas extremamente terno no seu coração.

É fácil entender por que "sabra" é uma metáfora adequada para descrever os pioneiros das primeiras imigrações. Idealistas, destemidos e determinados, prontos a enfrentar as maiores dificuldades em favor do sonho, eles eram protegidos por um exterior duro, resiliente e resistente, que lhes permitia sobreviver aoesar das difíceis condições na então Palestina. Mas eram no âmago, doces, sensíveis e criativos. E, como as plantas do sabra que crescem de maneira selvagem, são fortes, resistentes e vigorosas - assim como eram os pioneiros de outrora e os "sabras" do início do século XXI.

Conheça as variadas aplicações da planta na medicina, visitando o site www.chamada.com.br, mensagens, "O doce sabor do Sabra".






Revista Notícias de Israel, fev/06.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial