terça-feira, 2 de junho de 2009

DISPERSÃO E RETORNO (ALIÁ) DO POVO DE DEUS



Quase 1000 anos antes de Jesus nascer, já se falava nEle. O salmo 22 fala do sacrifício e do seu triunfo. No ano 700 AC já se falava nEle, com características exclusivas de Sua pessoa e que Ele viria de uma linhagem real (Is 9:6). No ano 520 AC Zacarias falou como Jesus entraria em Jerusalém (Zc 9:9), bem como qual seria o preço da traição de Judas, ou sejam, 30 moedas (Zc 12:11).

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
(Is 9:6)

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zc 9:9)

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata
(Zc 11:12).


Deus sempre esteve à frente, conduzindo o seu povo. Os hebreus foram levados cativos para o Egito e lá ficaram por mais ou menos 430 anos ou 10 gerações (cada geração dura 40 anos).

Gênesis 15:13-14
Então disse o Senhor a Abrahão: Sabe, com certeza, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por 400 anos.
Quando Israel saiu do Egito saiu rico porque despojou os egípcios. Despojou, porque Deus mandou.
De 722 AC até 1948 da nossa era, nós somos a geração que viu o ressurgimento do Estrado de Israel; não como Judá e Israel mas uma única Nação, um único povo, um único governo, um único parlamento, um único exército, o Estado de Israel unificado. Sobre isto, Deus disse através de Ezequiel: “tomarei as duas varas (Israel/Reino do Norte e Judá/Reino do Sul e delas farei uma só Nação” (Ez 37:16).

Israel é a maior expressão escatológica e profética que o homem já viu. Jerusalém foi destruída 18 vezes e foi reconstruída para a chegada do Messias.

Deuteronômio 30:3-4
Dt 30:3 - Então o Senhor teu Deus te fará voltar do cativeiro, e se apiedará de ti; e tornará a ajuntar-te dentre todas as Nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Dt 30:4 – Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali.

Isaías 43:5-6
Is 43:5 – Não temas, pois porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente e te ajuntarei desde o ocidente.
Is 43:6 - Direi ao norte: dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de volta, de longe, e minhas filhas das extremidades da Terra.

O povo estava em Judá (por isso são chamados judeus) e o Reino do Norte (Israel, cuja capital era Samaria, já tinha sido levado cativo, se dispersou). Na profecia o profeta vê um grande lapso de tempo, milênios ...

ORIENTE: Em 1948 começava a chegar de todas as extremidades da terra, da Índia, Afeganistão, Malásia, China (dos países orientais)
Deus escolheu o centro do mundo, no entroncamento de continentes da Europa, Ásia e da África para instalar Israel. Igual ao umbigo no meio do homem, a terra de Israel foi posta no meio do mundo, e através dela sua base se assenta. E Jerusalém está no centro da Terra de Israel; e o Templo no centro de Jerusalém; e o Santuário, no centro do Templo; e a Arca no centro do Santuário. E a Pedra Angular diante da Arca: sobre ela o mundo inteiro se sustém.

OCIDENTE: Ajuntarei (este termo indica uma seleção). Os judeus do ocidente não regressaram maciçamente para Israel.

NORTE: Direi ao norte: entrega! A União Soviética com o seu anti-semitismo tem que concordar que é preciso ouvir a voz de Deus e dizer: en-tre-ga! A maior comunidade de judeus está na União Soviética. Milhares já retornaram.

SUL: No Iêmen estava um rei árabe e Deus disse: Não retenhas! Eram 46.000 judeus. 43.000 deles se levantaram e, marchando, comunicaram que estavam voltando à terra de seus pais. As autoridades pensavam que eles estavam sendo recrutados por alguma agência judaica mas eles falaram “não, no século VII um Rabi profetizou em uma de nossas sinagogas: eu vos levarei de volta à terra de Israel e este será o sinal. Sereis transportados nas asas de um pássaro prateado”. Eles foram embora e chegaram em uma colônia britânica em Haden e os britânicos ficaram assombrados: 43.000 judeus, homens, mulheres, crianças, jovens com suas trouxas e disseram: o que é isto? Ao que responderam “estamos voltando para a terra de nossos pais”. E os britânicos, que não eram muito favoráveis aos judeus naquela época, se apressaram em providenciar uma velha frota de aviões DAKOTA, prateados, para transportar aquela gentes, na operação que denominaram “tapete mágico”.

Isaías 60:8
Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?

A Grã Bretanha foi um grande império mas não fez o que devia para os judeus. O grande império da Grã Bretanha ruiu. Por que isto aconteceu? Porque Deus falou ao sul: não retenhas.
Esta é a geração que viu as cidades assoladas serem reedificadas; que é testemunha que os desertos floresceram, que a terra estéril outra vez se tornou fértil, que presencia o milagre do Estado de Israel.

Ezequiel 36:8
Vós produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo que está prestes a vir. (Israel hoje produz e exporta flores, frutos, além de avançada tecnologia de irrigação).

Ezequiel 36
Ez 36:24 – e vos tornarei dentre as nações;
Ez 36: 28 – e habitareis na terra que eu dei a vossos pais;
Ez 36:30 – e multiplicarei o fruto das árvores;
Ez 36:33 – farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados;
Ez 36:34 – e a terra assolada se lavrará;
Ez 36:35 – e dirão: esta terra assolada ficou como o Jardim do Éden;

No capítulo 37 do livro de Ezequiel, versículos de 5-12, o profeta tem a visão do holocausto e fala de um vale de ossos secos que Deus sopra, os ossos se juntam um a um e coloca nervos sobre eles, cresce-lhe a carne e estende-se a pele sobre eles. Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande en extremo. Esta é uma profecia que fala do movimento sionista. Os judeus da diáspora se juntando (osso com osso), retornando a Israel para formar o Eretz Israel.

O Estado de Israel é o sinal visível, tangível, palpável, material, de que as promessas de Deus são infalíveis.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial