OBADIAS
Em todos os livros dos profetas, traz a filiação, procedência e profissão que eles desempenhavam, mas de Obadias nada se sabe, a não ser que ele “amava Deus”.
Em hebraico, cada nome próprio tem um significado. Obadias quer dizer “escravo de Deus”. Como os versículos 11-16, descrevem fatos da primeira destruição do Templo, atribui-se que ele viveu nessa época.
O quê Obadias fala ? “Levantemo-nos contra Edom para a guerra!”. É comum que os homens guerreiem uns contra os outros mas, neste caso específico, é o próprio Deus que está convocando para a guerra ...
A guerra é ruim ? Depende. Nem sempre ... Deus pode usar a guerra como ferramenta de juízo.
Esaú (que era gêmeo de Jacó, ambos filhos de Isaac e Rebeca), era o caçador da família. Jacó era o cozinheiro.
Edom = vermelho
Esaú, por ser ruivo, era chamado de edom.
Em Israel, toda a pessoa ruiva e sardenta é chamada edom ou “dindi”.
Ao chegar a época de dar à luz, confirmou-se que havia gêmeos em seu ventre (Rebeca). O primeiro a sair era ruivo (...), por isso lhe deram o nome de Esaú. Depois saiu o seu irmão (Jacó) , com a mão agarrada no calcanhar de Esaú. (Gn 25:24-26).
Disse o Senhor: duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá o mais novo.
Esaú era um tanto impulsivo, não considerando as conseqüências advindas dos seus atos impensados. Trocar o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas, certamente, foi um deles.
Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do capo, e pediu-lhe: dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto ! Por isso também foi chamado edom” (Gn 25:29, 30).
Jacó e Rebeca usurparam o direito de primogenitura de Esaú. É certo quer ele havia negociado esse direito por um prato de lentilhas.
Depois de haver perdido as bênçãos de primogênito, Esaú suplicou ao seu pai para que o abençoasse, pelo que seu pai Isaac lhe respondeu:[
Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho, que desce do alto céu. Você viverá pela espada e servirá a seu irmão. Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescpço o jugo (Gn 27:29-41).
... Tudo o que fizeres na vida estará relacionado a guerras, conflitos e espada.
Jacó recomendara a Jacó para não se casar com mulher cananéia. Tendo Esaú ouvido as recomendações feitas a seu irmão, tratou de fazer exatamente o contrário. Foi à casa de Ismael e tomou a Maalate, sua filha, além das outras mulheres que já tinha.
A maioria de nós vive como Esaú, ou seja, sabe o que Deus quer, como deseja que vivamos mas acabamos fazendo exclusivamente a nossa vontade. Quando você for mais velho, desejará se livrar do modus vivendi ditado por Jacó, mas não será fácil.
Jacó fugiu e voltou 20 anos mais tarde. Esaú não o matou porque quando se dirigia ao encontro do irmão irado, Jacó lutou com Deus e disse que só O deixaria se ele fosse abençoado. E quando foi que Deus permitiu que ele fosse ter com o seu irmão ? Quando ele estava completamente debilitado fisicamente. Isso porém, fez com que Jacó se convencesse de que não podia confiar em si próprio, em sua própria força mas dependia exclusivamente de Deus. Sem a intervenção de Deus, Esaú teria feito “um picadinho” de Jacó. Não por Jacó mas pelo Seu próprio Nome. Apesar de terem se abraçado, a sua descendência manteve a animosidade que havia entre os seus pais, porque o exemplo é a maior prova de autoridade. Se eu passo a minha infância e a minha adolescência ouvindo que meu pai não se dá com o seu irmão, eu incorporo aquele estado de alma.
Jacó tomou um rumo oposto a Esaú, que se estabeleceu em Seir, território de Edom, no sul de Israel, numa região montanhosa.
Nos capítulos 5 e 10 de Gênesis, existe um rol de nomes, que mais parece as páginas amarelas: Fulano, Beltrano, Sicrano ... e a tendência é de pular para o Capítulo seguinte. Mas Deus tem um propósito ao elencar a genalogia de Esaú e de Jacó. Se você ler apenas o nome de cada um, reconhecerá alguém, cujos judeus do Oriente Médio se lembram muito bem: Amaleque (neto de Esaú).
Este é o registro da descendência de Esaú, pai dos edomitas, nos montes de Seir” (Gn 36:9).
Elifas, filho de Esaú, tinha uma concumbina chamada Timna, que lhe deu um filho chamado Amaleque (Gn 36:12)
Amaleque era um covarde na acepção do termo. Ele jamais encarou os seus adversários e os seus desafetos, tète a tète. Era sempre à traição. Seu hobby era decapitar velhos e crianças. Foi o precursor do terrorismo. Era simulado. Agia às escondidas.
Se Deus está irado contra os edomitas e propõe uma guerra contra eles, há uma razão para isso. Até porque Deus é justo (Jeovah Tsikenu/justiça).
Procediam os hebreus do Egito, do deserto de Tsin e chegaram em Cadesh.
E enviou Moisés mensageiros ao rei de Edom (...) passaremos, rogo, pela tua terra; não passaremos por campo nem vinha, e não beberemos águas dos poços; pelo caminho do rei iremos, não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos o teu limite (Nm 20:14, 17).
E disse-lhes Edom: não passarás pelo que me pertence, para que não suceda que eu saia com espada ao teu encontro. Pela estrada subirei; e se tuas águas bebermos eu e meus animais, darei o seu preço. E disse: Não passarás. E saiu Edom ao seu encontro com muito povo e mão forte. E recusou-se Edom em deixar passar Israel por seu território, e desviou-se Israel dele. (Nm 20:18-21).
Isto foi o motivo da ira de Deus, que O fez promover a guerra, anunciada pelo profeta Obadias.
E o que fazia dos edomitas presunçosos, cheios de si, uns semi-deuses ? Haviam se instalado numa região privilegiada, cercados por montanhas, lugar de difícil acesso para o inimigo. Eles ainda controlavam as rotas comerciais. Espoliavam as caravanas grandes cobrando-lhes pesados impostos e as pequenas eram literalmente exterminadas. Seus componentes eram mortos e os seus bens confiscados. Não tinha quem protestasse, quem os detivesse. Para melhor a sua situação, eram donos de minas de cobre.
O que diz lá em Provérbios ? Depois do orgulho vem o quê ? A queda. A questão está relacionada a quão alto você subiu. Se 20 metros é dessa altura que ele vai cair. Não é uma questão teológica, mas matemática.
Você é médico ? É comerciante ? A crise não lhe afetou ? Você costuma humilhar os seus semelhantes ? Cuidado. Se você celebra esse tipo de atitude, saiba que irá provocar a ira de Deus.
Deus humilha Edom.
Se viessem a ti ladrões, ou assaltantes de noite, não furtariam somente o que lhes bastasse ? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam alguns cachos ? Como foram rebuscados os bens de Esaú ! Como foram esquadrinhados os seus tesouros escondidos ! Todos os teus aliados te levaram para fora dos teus limites; os que gozam de tua paz te enganaram, prevaleceram contra ti, os que comem o teu pão, debaixo de ti porão uma armadilha; não há em Edom entendimento. Naquele dia, diz o Senhor, não farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento da montanha de Esaú ? Os teus valentes, oh Tema, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança. Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre (Ob 1:5-10).
Quando alguém nos humilha, a gente daqui a pouco dá a volta por cima. Mas a humilhação de Deus tem requintes insuportáveis. Não desafie-O.
Os vindimadores colheram todas as uvas dos parreirais (maduras e verdes), para que nos próximos dias os edomitas não pudessem colher as amadurecidas. Quando os ladrões vêm, roubam as coisas valiosas mas quando eu os mandar, farão barba, cabelo e bigode. Vão roubar até o pó da tua casa. Nessa época a vida era baseada na agricultura. Era comum os ladrões virem no tempo da colheita.
Deus lhes disse: Vocês têm muitas estratégias para se defender mas eu revelarei os seus segredos e vocês ficarão vulneráveis. Você consegue se defender de inimigos – os mais valentes – mas desta vez quem vai derrotá-los é aquele que tinha aliança com vocês, quem tinha a chave da sua casa. Até aqui se defenderam de exércitos de fora. Agora os ebatins, seus aliados, virão debaixo de um guarda-chuva da paz e os conquistarão.
Os desertores fugiram para o sul, na península do Sinai. Você achou que tinha sabedoria ?
No versículo 10, Deus define o que significa hamas, em hebraico: criem ou ódio voluntário, premeditado; o melhor plano e mais cruel. A vergonha te cobrirá ... esta é uma profecia contra Seir, contra Esaú, Edom.
Geralmente as pessoas não gostam de alguém e fica por isso mesmo mas os edomitas não gostavam mas iam além ...
Ob 1:11-15: quando Nabucodonosor atacou Jerusalém, os edomitas não os socorreram. Ao contrário, exultaram de prazer. Babilônia atacou Israel três vezes: em 694, 597 e 586 A.C.. Esta última foi arrasador e os levaram cativos. Se porventura alguém escapasse da perseguição, os edomitas os denunciavam aos invasores. Primeiramente, odeiam a Israel. Depois não desejam que ele viva.
Os edomitas disseram: não os levem daqui; deixem para nós; queremos ter esse prazer! A vida toda esperamos por isso. Queremos ver o sangue deles escorrer.
Quem disse que a coisa começou na Alemanha, em 1920 ???
... os dois povos (reino do norte, que já encontrava-se na diáspora e o do sul) serão meus. E os possuirei, ainda que o seu Deus esteja ali. Numa das traduções, o versículo 10 termina assim: o Senhor se achava ali! Experimente entrar em minha casa, quando Javeh estiver ali ! Será a piada do ano.
ISRAEL VIVA ! Este é o plano de Deus. Israel pode ser a pior das nações mas isso não vem ao caso. Não lute contra Deus. Você pode se dar mal. Você não precisa aprovar as coisas erradas que estão fazendo. Eles são humanos e ainda não chegou o tempo de sua salvação. Critiquem-os mas faça com amor e verdade. Não alie-se aos seus inimigos. Achegue-se ao judeu. Provoque-lhe ciúme em relação ao Messias.
Em Ob 1:11, Deus revela a razão da Sua ira contra Edom.
Não se alegrem com o infortúnio de Israel;
Não gritem com eles (e vocês fizeram exatamente assim).
Os edomitas iam localizando os foragidos e entregando-os aos inimigos.
Ob 1:15 é muito atual.
O dia do Senhor está perto, sobre todas as nações. Como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça (Ob 1:15).
Aleluia ! Maranata ! Ora, vem, Senhor Jesus !
O arrebatamento será glorioso para quem crê em Jesus mas será juízo sobre os que não crêem nEle. No momento em que você declara crer em Jesus, o seu nome é inscrito no Livro da vida e ninguém o arrebatará das suas mãos.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebata-las da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebata-las da mão dele. Eu e o Pai somos um (Jo 10:27-30).
Sabem o que os edomitas fizeram com bebês e crianças ? Leia Sl 137:8,9. O salmista pede justiça, da mesma forma que em Ap 6. Não significa que ele deseje o mesmo com os filhos dos edomitas. O salmista pergunta “onde está o juízo? “
Nos últimos dias TODAS AS NAÇÕES se ajuntarão contra Israel. Isto, porém, ocorrerá logo após o arrebatamento e nós já não estaremos aqui para testemunhar mais essa barbárie. Aqueles que poderiam opinar em favor de Israel já não estarão aqui.
Ob 1:17-21 – será o final da tribulação. Entre o papel e o fósforo, quem sairá ganhando ?
Naquele momento TODOS estarão representados: a casa de Jacó e a casa de José. (Ez 47)
E de Edom ? Não restará nada; nenhum vestígio desse povo porque – não lutaram contra Israel; lutaram contra Deus.
Em Gênesis, quando Deus falou, as coisas foram criadas. Quando Ele falar, torça para que seja a seu favor.
No versículo 19, de Obadias, temos uma lista de lugares que Israel deverá ocupar. Atualmente, TUDO aquilo está nas mãos de outras nações: Negueve, Efraim, Samaria ... No versículo 20 Deus trará TODOS os judeus da diáspora.
Versículo 21: quem são esses “salvadores” ? Salvador existe um somente, que é Jesus. Mas essas pessoas, esses santos que voltarão com Jesus e reinarão com seus corpos glorificados, somos nós, a Igreja de Cristo. Israel será reino de sacerdotes e não juízes do mundo.
Os edomitas são os palestinos ?
Herodes era edomita. Em 120 A. C os líderes dos judeus forçaram os edomitas a se converter ao judaísmo, por isso Herodes era considerado judeu.
Não importa a sua nacionalidade. Se você tratar os judeus como os edomitas, você terá o mesmo destino deles.
Eu tenho a Jesus. Sou filha de Deus. Oro para que o Senhor esteja sobre a sua vida.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial