terça-feira, 16 de junho de 2009

Quem foi Moisés ?

Legislador, profeta e fundador da religião judaica, nascido no Egito. Procurando impedir a expansão demográfica dos israelitas, foram decretadas o massacre das crianças recém-nascidas do sexo masculino. Moisés foi escondido entre os caniços do Nilo e, mais tarde encontrado pela filha do Faraó (princesa Bathyia) que o levou para a sua casa e o criou como se fosse seu próprio filho.

Moisés tem mãe e pai hebreus da Tribo de Levi. Criado como um príncipe egípcio com o nome de Moisés (Moshe, em hebraiaco). Conforme o historiador judeu-turco Abraham Galante (1873-1961), "Moisés possuía uma cultura científica igual a do século XIX. Vivendo em um ambiente de fartura material e cultural, teve como professores os sacerdotes egípcios que o preparavam para o seu futuro, talvez para ser um faraó. Moisés, privilegiado com a sua condição social aristocrática, absorveu toda a ciência do seu tempo.

Quando viu um soldado egípcio maltratando um escravo hebreu, matou o soldado e foi obrigado a fugir. Trata-se de um acontecimento ímpar na história da humanidade, um nobre motivado por sentimentos humanos.

JustificarA famosa frase "olho por olho, dente por dente", atribuída aos hebreus, não é verdade. Ela aparece no Código de Hamurabi, no capítulo 12. A inviolabilidade domiciliar e o respeito ao lar, eram sagrados para os hebreus.

A atuação de Moisés como legislador e fundador da religião judaica faz parte da cultura universal, sem a qual não excistiriam as religiões monoteístas atuais (judaísmo, cristianismo e islamismo).













Leia:
"Amém - O Povo Judeu fez um Pacto com Deus".
Flávio Rotman - Editora Leitura;

"Moisés - O Libertador do Povo Judeu"
Sholem Asch - Editora Central Gospel


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial