domingo, 15 de agosto de 2010

CONHECEREIS A VERDADE

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8:32).
Vivemos em um tempo em que o conflito entre o bem e o mal se intensifica cada vez mais e a Bíblia, a Palavra de Deus nos orienta sobre qual posição devemos tomar nesse grande conflito.



A natureza é regida por Deus. O relacionamento do ser humano com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos 10 Mandamentos.



Sem leis, a vida seria um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas.
A tolerância tem sido zero nos relacionamentos.







Disse Jesus: "Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará" (Mt 24:10-12).

A BÍBLIA
A Bíblia contém 66 Livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por 40 autores, num período de 1600 anos. Inicialmente, a Bíblia foi escrita no hebraico, aramaico e grego.




Diz a Bíblia que "Toda Escritura é inspirada por Deus". (2 Tm 3:16)
O Espírito Santo dirigiu os homens ao escreverem a Bíblia: "Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:21)
Que única parte da Bíblia não foi escrita por homens ? Os 10 Mandamentos.
"E, tendo acabado de falar com ele no Monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho , tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus".







Deus não permite mudanças em sua palavra ou nos mandamentos, porque tam bém Ele não muda.


"Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, filhos de Jacó, não sois consumidos". (Ml 3:6)
A Bíblia está dividida em cinco partes: história, poesia, profecias, evangelhos e cartas .
História
Vai de Gênesis a Esther. Fala sobre a criação, a queda do homem, a peregrinação do povo hebreu; as conquistas . Noventa por cento do que se lê nos livros históricos entende-se como se lê.
Poesia
Vai de Jó a Cantares. Oitenta e cinco por cento, entende-se como se lê.
Profecias
Vai de Isaías a Malaquias, acrescido do Apocalipse (Novo Testamento). Apenas cinco por cento do que se lê nos livros proféticos entende-se como se lê. Tudo o mais foi escrito por metáfora, em sentido figurado. Por quê ? Devido à perseguição sofrida pelos cristãos. Sobre isto, disse Jesus:
"Respondeu-lhes Jesus: a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas , para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam". (Lc 8:10)
Evangelhos
Vai de Matheus a João. Oitenta e cinco por cento, entende-se como se lê.
Quando fala nos milagres que Jesus realizou, trata-se de uma narrativa. Quando Jesus fala que somos suas ovelhas e Ele o Pastor, é sentido figurado. Quando fala em joio e trigo, também.

Cartas
Vai de Romanos a Judas. Noventa por cento do que se lê nos livros históricos entende-se como se lê.
O Apóstolo João escreveu o Evangelho, três cartas e o Apocalipse. No que tange à perseguição da Igreja, João foi jogado em um caldeirão de óleo fervente. Deus livrou-o ileso, dirigindo-se ele, a seguir, para a Ilha de Patmos, no Mar Egeu, Grécia, onde escreveu o Apocalipse.
BIOGRAFIA
Bíblia Sagrada Missionária - SBB, edição revista e atualizada.
Programa Arena do Futuro, Pr. Luís Gonçalves, série O Grande Conflito.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial