sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A PLURALIDADE DO DEUS ÚNICO

Em Deuteronômio 6:4 está escrito:


"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Senhor".

Esse versículo é chamado de Shema por causa da sua primeira palavra (Ouve). Esse texto está escrito no pergaminho que é colocado e guardado atualmente dentro de cada mezuzah , i. é., um pequeno receptáculo que é fixado à porta dos lares judeus) e, longe de ser considerado um amuleto, se constitui num chamamento para que o povo de Israel sirva e adore ao único Deus.
O termo hebraico Eloheinu (nosso Deus) é a forma plural de Eloha ou El (Deus).
Por que Deus se apresenta na forma plural, se no fim do versículo Ele utiliza a palavra hebraica echad (que significa um ou único) ?
"Shemá Israel. Adonai Eloheinu. Adonai Echad"
O Pastor Meno Kalisher, da Igreja "Jerusalem Assembly - House of Redemption", em Jerusalém, Israel, explica o significado de "echad", nos versículos abaixo:
Gn 1:5 - Houve tarde e manhã, o primeiro dia (do hebraico: yom echad, dia um).
(tarde e manhã - dois períodos de tempo sucessivos que, juntos, formam um único dia)
Gn 2:24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (do hebraico: basar echad) uma única carne.
Um homem e uma mulher - duas pessoas na sua individualidade que, juntas, se tornam uma só carne, ou seja, uma unidade familiar inseparável.
Ed 3:1 - Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem (do hebraico: ish echad), em Jerusalém.
O contexto dessa passagem também apresenta o número de pessoas às quais se refere a expressão " como um só homem" (Esdras 2:64); a saber, 42.360 pessoas se reuniram numa assembleia com o único objetivo de ouvir a Palavra de Deus proclamada pelos seus líderes.
Em cada um desses exemplos o termo hebraico echad se refere a um todo formado por diversas unidades individuais (Veja também Gn 11:6; 34:16; Ez 37:17).
A PLURALIDADE SUGERIDA PELO COGNOME ELOHIM
Gn 1:26
"Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforma a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra".
A quem Deus está falando neste versículo ? Deus não está se dirigindo aos seres humanos, uma vez que eles ainda não t inham sido criados, nem poderia Ele estar numa conversa com os anjos, pois estes não foram parceiros ativos na obra da criação. A Bíblia esclarece que Deus sozinho criou o mundo.
Ne 9:6 - "Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quantgo há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora".
A expressão "... e todo o teu exército ..." refere-se às estrelas e aos anjos - qualquer elemento da criação que esteja acima da Terra.
Jó 38:7 - "quando as estrelas da alva, juntas, alegremnente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus".
Esse versículo descreve aquilo que aconteceu no céu quando Deus criou o mundo: os anjos testemunharam a criação da Terra e com alegria, rejubilavam perante o Senhor que lançara os seus fundamentos, contudo eles não participaram da obra da criação (veja também Sl 148:4, 5 e Cl 1:16, 17). A criação é obra de Deus; exclusivamente de Deus ! Portanto, o texto de Gênesis 1:26 descreve o pronunciamento de Deus a uma personalidade (ou personalidades) semelhante a Ele em imagem, forma e poder de criação. Para confirmar isso leia Ec 12:1 que diz:
"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias". No hebraico lê-se "lembra-te do(s) teu (s) Criador(es), no plural, i. é (boreicha).
Como Deus é o Criador, isso se torna mais uma evidência de que há uma pluralidade de Pessoas no Ser único de Deus.
CONCLUSÃO
As Escrituras oferecem ampla evidência de que o Deus único se constitui de uma pluralidade. Deus é echad (um ou único), não yachid (uma unidade absoluta). Há um único Deus e não há outro que se assemelhe ou que assuma o segundo lugar na escala divina; no entanto, nesse Deus há uma pluralidade inerente ao Seu Ser. Tal pluralidade de Pessoas não prejudica a unicidade de Deus, nem significa que Ele esteja dividido em muitas partes, o que em certo sentido O tornaria deficiente.





BIBLIOGRAFIA
Kalisher, Meno
Jesus in the Old Testament
Tradução de Jamil Abdalla Filho
Actual Edições, Porto Alegre (RS)



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial