sexta-feira, 20 de agosto de 2010

QUANTAS PESSOAS EXISTEM NO DEUS ÚNICO ?







O ESPÍRITO DE DEUS


Gn 1:2

"A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas".

O Espírito de Deus sempre existiu desde a eternidade. Ele participou da obra da criação (um fato que não contradiz os versículos citados nas postagens anteriores). O Espírito nunca foi criado; portanto, Ele é igual a Deus.


O fato de que o Espírito de Deus pode ser contristado (Is 63:10: "Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles") demonstra que Ele é muito mais que uma força ou "energia" proveniente de Deus.
A capacidade de ser contristado é uma característica de personalidade. O Espírito Santo tem todo o direito de ser tratado como uma pessoa. É assim que Ele também é descrito em 2Sm 23:2, 3; Is 11:2; 40:13; 59:19-21; Sl 51:11: 139:7-12; 143:10; Jó 33:4.
O Novo Testamento também descreve o Espírito Santo como uma personalidade divina: Jo 14:16-26; 15:26; 16:5-15; At 5:32; 8:29; 13:4; Rm 8:11, 26; 1Co 2:10,11.
Em Gálatas 5:22,23 , Paulo escreve acerca do fruto que o Espírito Santo produz no crente em Cristo: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei". O fruto do Espírito aí descrito, consiste de uma série de qualidades pessoais.
Fica absolutamente claro que o Espírito Santo não é força impessoal que emana de Deus, mas, sim, uma Pessoa.
UMA PESSOA DIVINA QUE NINGUÉM PODE VER E CONTINUAR VIVO
Ex 33:20
"E acrescentou: não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá".
Esse versículo é parte de uma conversa entre Deus e Moisés (vº 17-21), na qual o Criador prometeu abençoá-lo e acompanhá-lo durante as peregrinações no deserto. Moisés pediu para ver a face de Deus que falava com ele, mas não lhe foi permitido. Por fim, foi-lhe concedido ver as costas daquela Personalidade que conversava com ele, mas não a Sua face. Moisés soube que se visse a face dAquele que falava com ele, morreria imediatamente.
UMA PESSOA DIVINA A QUEM AS PESSOAS PODEM VER FACE A FACE
Ex 33:11
"Falava o SENHORr a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial". (ver também Nm 12:8)
O versículo relata o encontro que Deus teve face a face com Moisés. Para dar ênfase à proximiodade física entre os dois, o texto assinala que tal encontro foi "... face a face, como qualquer fala a seu amigo". Não se trata de uma visão, um sonho, nem de uma voz vinda do céu, mas de uma conversa entre duas pessoas).

As Escrituras são fiéis e verdadeiras, de modo que os versículos 11 e 20, acima citados, apontam para duas diferentes Pessoas, ambas as quais são denominadas pelo tetragrama sagrado do hebraico, HWHY, i. é., "Javé", a saber, o nome formado por quatro consoantes hebraicas que é traduzido por "SENHOR" em várias versões da Bíblia.
Após considerarmos os exemplos acima, não deve mais haver dúvida de que o Deus Único se constitui de várias pessoas. A questão agora é saber: quantas ?
BIBLIOGRAFIA
Kalisher, Meno
Jesus, no Antigo Testamento
Actual Edições



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial