sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O MESSIAS NA ÓTICA CRISTÃ

O  Judeu não precisa ler os Evangelhos para conhecer o Messias. Basta ler  a Bíblia Hebraica, de Bereshit (Gênesis) a Divrê Haiamin Bet (2 Crônicas).

O Deus de Abrão,  Isaac e Jacó exortou o povo hebreu a ouvir o Profeta, Jesus.

O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;  (Dt 18:15)  - Devarim
Aproximadamente 1000 anos antes do nascimento de Jesus já se falava nele, do seu sofrimento e da sua glória.
Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.
Sl 22:28 - Salmos
Setecentos anos antes do seu aparecimento, o Profeta Isaías profetizou que Ele viria de uma linhagem real e ainda escreveu os nomes que caracterizariam especificamente a sua pessoa.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  (Is 9:6) - Isaías
Há aproximadamente 520 anos antes, Zacharias profetizou como Ele entraria em Jerusalém e fez referências às trinta moedas, valor pelo qual seria traído.
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
(Zc 9:9) - Zacharias
O seu nascimento foi miraculoso. Nasceu de uma virgem e o óvulo fecundado não teve a participação do homem.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lc 1:30-33, 35)

Era uma criança prodígio. Com 12 anos, discutia com os Doutores do Templo. Desde que nasceu é perseguido, o que perduraria toda a sua trajetória na terra. Despertava ódio e amor com a mesma intensidade: os poderosos, os religiosos e políticos o odiavam; os miseráveis, os pecadores e os necessitados o amavam.
Em seu primeiro milagre, transforma água em vinho em uma festa de casamento porque ele sempre transformava o ruim no melhor.
Quem cruzava com ele, não era mais o mesmo; sofria grande transformação. Ofereceu grande banquete para milhares de pessoas, extraído tão somente de 5 pães e 2 peixinhos.

E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.
Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
E ele disse: Trazei-mos aqui.
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.
E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.
(Mt 14:15-21)

Ele perdoa pecados.

PRINCÍPIO do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;
Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. (Mc 1:1-5)

Um cego lhe diz: eu quero ver. Então vê !
Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.
E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
Lc 18:41-43)

Ele não faz acepção de pessoas. “Se queres, podes me limpar, diz o leproso. Quero. Sê limpo!
E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.
(Mc 1:40-42)

Ele ressuscita Lázaro após 4 dias de sua morte.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
Jo 11:43-45)

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.
(Zc 11:12-13

PROFECIAS SOBRE JESUS NO VELHO TESTAMENTO

1) Que o Messias seria traído por 30 moedas de prata e que o suborno seria lançado no Templo e usado para comprar o capo de um oleiro para cemitério de forasteiros.

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor. (Zc 11:12-13)

Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.
(Mt 27:3-10)

2) Que os soldados dividiriam suas roupas e apostariam por suas vestes.
Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
(Sl 22:18)

3) Que aqueles que o crucificaram lhe dariam de beber vinagre misturado com fel para a sua sede.
Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
(Sl 69:21)

4) Que ao invés de quebrar suas pernas, como sempre faziam às vítimas de crucificação. Eles abriram o seu lado com uma lança.
Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
(Sl 34:20)

5) O próprio lugar e horário da vinda do Messias foi previsto. Seria BELÉM.

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
 (Mq 5:2)

6) E tinha que acontecer antes que o cetro partisse de Judá (por volta do ano 7 D.C, quando os Rabinos perderam o direito de executar a pena de morte, um direito que era vital à prática do judaísmo) ; enquanto o Templo estivesse de pé (o Templo estava funcionando durante a existência do Cristo na Terra mas, na mesma geração, no ano 70, Jerusalém e o Templo foram destruídos e, com eles, os registros genealógicos); enquanto os registros genealógicos estivessem disponíveis para provar a sua linhagem.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.


Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
(Is 7:14)

7) Israel rejeitou o seu Messias porque ele não trouxe a paz política que os judeus esperavam. 
Tragicamente aceitará o falso Messias (o anticristo), que chegará sem credenciais bíblicas mas que, aparentemente trará paz e permitirá a reconstrução do Templo. Uma paz forjada pela divisão da terra de Israel.
Israel foi despojado tendo que entregar suas terra, os chamados territórios autônomos: Hebrom, Nablus, Siquém, Belém, Jericó e a Faixa de Gaza, a Judéia e a Samaria. O Juízo divino alcançará aqueles que saquearam e despojaram o povo e a terra de Israel e, segundo o Profeta Joel (Jl 3:1-2), decidiram dividir a terra entre si.

PORQUE, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,

Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá (fora dos Muros de Jerusalém); e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.
(Jl 3:1-2) - Joel

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial