terça-feira, 21 de setembro de 2010

BRAVÍSSIMO !!! O PRIMEIRO CESSAR FOGO


Temendo que os árabes, com sua esmagadora superioridade em termos numéricos e de armamentos, pudessem cumprir a promessa de que tanto se gabavam, os Estados Unidos requereram que o Conselho
de Segurança da ONU promulgasse uma resolução determinando um cessar-fogo e sanções para forçar o seu cumprimento.



O representante soviético, Andrei Gromyko, disse ao Conselho de Segurança da ONU, em 29 de maio de 1948: "Não é a primeira vez que os países árabes, que organizaram a invasão da Palestina, ignoram uma decisão do Conselho de Segurança ou da Assembleia Geral".

Coerentemente com sua história de favorecer os árabes e se opor aos judeus, a Inglaterra rejeitou a resolução do cessar-fogo, confiante de que os árabes destruiriam Israel.

Os representantes árabes exigiram, como condição para a paz, que a independência de Israel fosse revogada.


A resposta de Israel foi direta e objetiva: "Se os países árabes querem paz, eles podem tê-la. Se querem guerra, podem tê-la também. Mas quer eles queiram a paz ou a guerra, só podem tê-la com o Estado de Israel".

A primeira trégua com cessar-fogo entrou em vigor em 11 de junho de 1948. Ela deixou os árabes com o controle de cerca de um terço do território mínimo que havia sido designado para Israel. A luta irrompeu novamente, mas desta vez Israel tinha conseguido alguns tanques, peças de artilharia e armas leves em quantidade suficiente para equipar todos os seus combatentes. Nos dez dias de combate que se seguiram, Israel obteve importantes conquistas, fazendo com que a Inglaterra pedisse que um outro cessar-fogo fosse estabelecido o mais rápido possível.



BIBLIOGRAFIA
O DIA DO JUÍZO ! O ISLÃ, ISRAEL E AS NAÇÕES
Dave Hunt - Actual Edições.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial