quinta-feira, 12 de julho de 2012

UMA SOCIEDADE SEM LEI

A lei de Deus sempre existiu ou foi dada a partir de Moisés, no Monte Sinai ?

Pensemos o seguinte: a lei diz: não matarás; não furtarás etc. Será que eu agora estou liberada para matar e praticar todas essas transgressões ?

Penso que a vida social precisa seguir alguns parâmetros para que haja ordem, como a lei de trânsito. Quanta confusão acontece quando queima um semáforo situado num cruzamento da sua cidade ! Tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. Têm essas tentativas a autorização ou aprovação do autor da lei ? Se não têm, são válidas ? Qual deve ser nossa atitude em relação a elas ?


A própria natureza está regida por leis. Os astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milho e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos dez mandamentos.



Ec 12:13
"De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem".
Existem deveres morais que não se restringe à Nação de Israel.




Jesus validou os mandamentos, conforme Mt 19:17 e João 15:10.


E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.


Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.


Deus não permite mudanças em Sua Palavra ou na lei.

Ml 3:6
Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Ap 22:18, 19
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Sem leis, a vida seria nada menos que um caos.


O povo hebreu era cativo no Egito e lá perdeu valores morais e religiosos em uma nação eminentemente politeísta. Então Deus os leva ao Sinai e lhe dá uma lei. 




Somos salvos pela graça, sim; nem por isso Jesus  aboliu a lei. Ele lhe deu um novo sentido. 

Jr 31:31-33
"Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porque eles invalidaram a minha aliança, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo".

No Antigo Testamento a obediência da lei era mero formalismo. Agora Jesus lhe dá um novo sentido.

Mt 5:8, 17, 18, 21, 27.
"Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus. Não penseis que vim destruir  a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para cumpri-los. Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Os 10 Mandamentos são a expressão do caráter de Deus. 

Quando Ele diz: não terás outros deuses perante mim, não quer dizer que, longe dele, estás liberado para idolatrar outros deuses. Ele sabia que os israelitas viveriam por 400 anos numa terra idólatra, por isso recomenda que não tenham outros deuses. A expressão perante mim, significa que venham competir comigo; além de mim. Existe um único Deus soberano no universo. 

O evangelista João diz em 1Jo 3:4
"Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei".

Se a lei não existisse não haveria pecado. Então a lei existe ! A Bíblia diz que pecado é a quebra da lei.


O islã possui sua lei peculiar.




Os terroristas agiram em nome da lei, nos atentados de 11 de setembro. O Corão, o livro santo dos muçulmanos, que ordena que os "infiéis" (que não crêem no islã) sejam mortos ou, na melhor das hipóteses, forçados a pagar tributos de submissão aos senhores islâmicos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial