segunda-feira, 2 de julho de 2012

SHABAT SHALOM

O sábado é o selo de Deus (Ap 7:1-3) - Apocalipse

1 E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.


2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,

3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.


O ato de selar é um costume bíblico (Ester 3:12; Daniel 6:17).



Livro de Ester

Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.

Livro de Daniel

E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.




Antigamente, um selo real possuía três características: continha o nome, a função e a jurisdição do governante.

O quarto mandamento é o único na lei que revela essas três características divinas. Nome: Senhor Deus; Função: criador; Jurisdição: o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. Portanto, o sabado é o selo, ou sinal de Sua autoridade.


SINAL DE LEALDADE
 
Assim como a lealdade de Adão e Eva foi provada por meio da árvores que estava no meio do Jardim do Éden, a lealdade de cada ser humano será provada em relação ao mandamento do sábado, colocado no meio dos 10 Mandamentos. O sábado é o sinal entre Deus e Seu povo (Ezequiel 20:12, 20).


E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.

Após criar todas as coisas em seis dias, Deus separou o sétimo com um propósito especial. O texto diz que Ele descansou, abençoou e santificou o sábado. Ele descandou não porque estava cansado (Isaías 40:28), mas para relacionar-Se com o homem recém-criado e deixar-nos o exemplo (Isaías 58:13, 14).


Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,


14 Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

O quarto mandamento afirma que, nesse dia, o trabalho deve ser interrompido. O Tempo do sábado é dedicado a Deus, ao próximo e à família.
Ele começa o versículo com "Lembra-te". Se não é para ser esquecido é porque é importante.

Gênesis 1 fala da criação em seis dias literais. A Bíblia menciona que "houve tarde e manhã" em cada dia da criação. Tarde significa a parte escura (noite) e manhã, a parte clara (dia). Vale ressaltar que o próprio Jesus citou que a parte clara do dia tem 12 horas, sobrando então 12 horas para a noite (João 11:9).


Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;

Neemias 13:19 confirma a observância do sábado a partir do pôr do sol.

Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Jesus guardou o sábado, pois foi fiel aos 10 Mandamentos (João 15:10).

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.



A Bíblia diz que Ele tinha o costume de ir à Sinagoga aos sábados para ensinar. Afirma, ainda, que Ele curava nesse dia (Mt 12:10, 13) e que devemos fazer bem às pessoa (Mt 12:11, 12). O sábado, portanto, não é um dia de ociosidade, mas um tempo dedicado às coisas de Deus e serviço ao próximo.

O fato de Maria e outras mulheres que seguiam a Cristo não embalsamarem o corpo dEle nas horas do sábado, revela a seriedade e reverência que tinham para com esse dia sagrado (Lucas 24:1).

E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.



Paulo tinha o costume de ir à Sinagoga e ensinar aos sábados (At 13:14, 27, 42, 44; At 17:2; 18:4).

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;


Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.

E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas .

E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.

E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

Assim como a Lei de Deus é eterna, também o sábado é eterno. Mesmo na Nova Terra, os Filhos de Deus virão todos os sábados adorar ao seu Criador (Isaías 66:22, 23).



Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.


E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.




Bíblia Fácil - Programa 12 - O SÁBADO
(YouTube)





http://www.novotempo.com/
escolabiblica@novotempo.org.br


















0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial