sexta-feira, 13 de julho de 2012

AS LEIS NA BÍBLIA



Sábio, justo e amoroso como é, Deus estabeleceu leis para regulamentar a saúde dos relacionamentos de Seus filhos e sua conduta diante dEle.As leis não foram feitas para tolher a liberdade mas para ampliar o seu significado e aclarar seu sentido.

À nação israelita foram dadas diversas leis, algumas das quais se cumpriram em Cristo e perderam seu valor para os dias de hoje.


Existem quatro tipos de leis na Bíblia.


1. As leis civis, regiam a nação de Israel.
Ex 21:22


2. Leis cerimoniais, consistia em sacrifícios e cerimônias que apontavam para a morte de Cristo na cruz. Foram anuladas com a sua morte. Envolvia sacrifícios e ofertas de animais, específicas para o Santuário.

O pecador vinha ao Templo, confessava os seus pecados e os seus pecados eram supostamente transferidos para um cordeiro, que "assumia" os pecados do pecador. Por isso, João Batista olha para Jesus e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". 

Também por isso, quando Jesus expirou na cruz, o véu que separava o Santum do lugar Santíssimo se rasgou de cima a baixo, o que equivalia dizer que não era mais necessário o sacrifício de animais para expiação dos pecados.


Ninguém é salvo pelo derramamento de sangue de bodes e cordeiros. Nós somos salvos pelo sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus.

Então qual lei foi abolida com a morte de Jesus ? Os dez mandamentos ? De jeito nenhum !!! Foi a lei sacrificial (cerimonial). Os dez mandamentos estão vigentes até hoje. De que forma ?  
Em Mt 5:17-19, Jesus é claro: não vim revogar a lei. Jesus disse ainda: enquanto houver céu e terra, haverá o quê ? a lei. A lei sempre existiu, antes mesmo de Moisés receber os dez mandamentos. Como ? A Bíblia diz em Gn 26:5, que Abraão guardou os mandamentos de Deus.

Atualmente, 87% dos cristãos não guardam integralmente os mandamentos de Deus. O profeta Daniel predisse que o Anticristo (o sistema) vai tentar mudar a lei. Essa maioria diz: a lei foi abolida.
Ef 2:15; Mt 27:51; Cl 2?14


3. Leis de saúde, para felicidade e bem-estar do ser humano.
Lv 11


4. Lei moral, que expressa o caráter de Deus, conhecida como lei dos 10 mandamentos. Escrita pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra.
Ex 31:18




Não podemos confundir quem escreveu as leis, nem usar textos da lei cerimonial para explicar a lei moral ou vice-versa.




Qual foi a atitude de Jesus para com a lei moral ? "Assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no Seu amor permaneço (Jo 15:10, Tg 2:10-12).


A fé em Cristo NÃO anula nossa obrigação de seguir aos mandamentos.


Jesus espera dos Seus seguidores, que temam a Deus e guardem os Seus mandamentos, porque isto é dever de todo homem.


A obediência aos mandamentos de Deus traz alegria, restauração e grande recompensa (Sl 19:7-11).


A obediência à lei de Deus não é a CAUSA, mas é RESULTADO da salvação. Não se guarda a lei para ser salvo, mas por estar salvo em Cristo Jesus. Quem está em Cristo recebe dEle poder para ser fiel.


Se todos guardassem a lei, imaginem o testemunho que os cristãos dariam aos não-cristãos !

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial